quarta-feira, 9 de julho de 2014

A VIDA NÃO É COR-DE-ROSA, A VIDA É NEGRA!


07 julho 2014
Como eu já contei, eu faço parte de um grupo que faz um trabalho junto ás pessoas que querem adotar, o PROJETO ACOLHER, pois bem, neste sábado os voluntários estavam reunidos e discutíamos o tema de nossa próxima palestra - Adoção Inter Étnica (que antigamente era nominada adoção "inter racial"). Estávamos pensando em como abordar a questão, a importância dos pais se envolverem e valorizarem a etnia da criança, o medo que os pais tem que a criança sofra preconceito... quando a amiga A (que é mãe solteira por adoção e uma das fundadoras do grupo) e a única negra presente, nos interrompeu:
“Vocês não tem a mínima noção do que é ser negra”!
Ser negra é sentir na pele quando você abre a porta de sua casa e alguém pergunta se "a patroa" está!
Ser negra é ouvir que você venceu na vida "apesar" de ser negra!
Ser negra é ter que ensinar seu filho, de 14 anos, que ele deve sempre sair de casa com documentos e que nunca deve reagir nem responder torto para um policial porque ele - com certeza - vai ser barrado na rua inúmeras vezes na vida.
Ser negra é ser barrada na entrada na porta do prédio que você acabou de comprar apartamento!
Ser negra é não ter condições de criar seus filhos, porque você não teve acesso a escola de qualidade, a oportunidades de emprego, e eles irem parar numa instituição para serem adotados!
Vocês não sabem como é a vida de mais de 50 milhões de brasileiros!
Estas famílias não sabem, nem nunca saberão o que é ser uma criança negra, o que é ser uma negra numa família branca!"
A fala, emocionada e em tom de desabafo calou a todos na reunião. Ela é uma grande mulher, uma vitoriosa sem dúvida, uma mulher doce e que conheço há mais de 10 anos. Podem ter certeza que a fala dela não tinha nenhuma intenção de nos agredir ou nos dar uma lição de vida. Era a fala de uma pessoa que estava magoada, cansada, uma pessoa que é atingida dia a dia pelo preconceito e pelo escárnio da sociedade.
Eu chorei muito enquanto ela falava, chorei por ver uma amiga sofrer, chorei por pensar quantas vezes eu posso ter sido preconceituoso sem perceber, chorei por pensar que o mundo é uma bosta e como tem tanta gente sofrendo apenas por ser negra, apenas por ter estampado na cara, no corpo, uma pele, um cabelo, que as pessoas acham que é pior, que é ruim, que é feia! Chorei porque fiquei pensando em quantas famílias adotam crianças negras e quantas vezes eu disse "que isto não seria verdadeiramente um problema se as pessoas aprendessem a lidar com isto. (na sala tinha duas mulheres brancas que tem filhos negros ).
Eu me emocionei porque eu queria tanto que o mundo fosse um lugar cor-de-rosa e que estas coisas não existissem. O gay também sofre preconceito, é lógico, e o judeu, e as mulheres, e os pobres... este e o argumento que sempre usamos para tentar explicar e nos defender de nossas falhas para melhorar isto não é?
Mas o negro sofre preconceito a milhas de distância, ele é negro, você o reconhece no fim da rua, do outro lado da rua, na foto do jornal, no programa de televisão.. aliás? Que programa de televisão? Não tem nenhum programa de televisão! O negro é sempre negro, o gay é gay quando se assume (ou quando fala "um luxxxo") o judeu é judeu quando vemos o sobrenome dele... o negro é sempre negro! E sofre preconceito, é diminuído, é relegado a um segundo plano apenas pela cor da sua pele!
Eu não sei o que é isto, não sei o que é viver dia e noite com isto! Mesmo gay eu não sei o que é ser tratado como cidadão de segunda classe...aliás, ser tratado como ser humano de segunda classe!
Que saco esta bosta de mundo!
E você? Como você percebe o preconceito contra os negros?
http://paigay.blogspot.com.br/2014/07/a-vida-nao-e-cor-de-rosa-vida-e-negra.html?showComment=1404771907855

Nenhum comentário: