quinta-feira, 3 de julho de 2014

“DE ONDE EU REALMENTE VIM?”


Livro de Narelle Wickham
01/07/2014
Patrícia L. Paione Grinfeld
A palavra “realmente” colocada no título deste livro impede qualquer possibilidade de rodeios na resposta à pergunta “De onde eu vim?”. Este é o objetivo da autora, abordar os temas – concepção, relação sexual, inseminação artificial, fertilização in vitro, gravidez, parto, barriga de aluguel e adoção – de maneira clara, simples, objetiva, sem julgamento de valor e com uso de vocabulário empregado pelas ciências.
O livro traz ilustrações do aparelho reprodutor feminino e do genital masculino para facilitar a explicação da concepção e das relações sexuais, mas não apresenta ilustrações da genitália feminina e do aparelho reprodutor masculino.
A gestação é apresentada tanto por como o bebê fica dentro da barriga da mãe, quanto pelo seu desenvolvimento na vida intrauterina. A ilustração do tamanho real da mãozinha do bebê possibilita a criança ter uma dimensão mais concreta do feto.
Embora a explicação sobre parto normal e cesáreo sejam boas, o livro, por ser escrito por uma autora australiana, apresenta em sua explicação uma realidade nem sempre vivida no Brasil – o bebê ser amamentado assim que nasce ou a cesariana ser uma opção (apenas) quando o parto normal não é possível.
As explicações sobre concepção assistida ajudam na conversa com crianças originadas por métodos de concepção artificiais porque explicam suscintamente estes meios. Para as crianças que chegam a uma família por barriga de aluguel ou adoção, o livro só aborda o significado de cada origem, mas não os aspectos emocionais envolvidos.
De onde eu realmente vim? / Narelle Wickham; ilustrações de Ingrid Urh. São Paulo: Editora Fundamento Educacional: 2011.
Faixa etária sugerida: a partir do momento em que a criança faz esta pergunta, em geral por volta dos 4 anos (leitura compartilhada).
http://ninguemcrescesozinho.com/2014/07/01/de-onde-eu-realmente-vim-livro-de-narelle-wickham/

Nenhum comentário: