quarta-feira, 9 de julho de 2014

HISTÓRIA DO DIA DA FAMÍLIA


INTÉRPRETE: JOSÉ SANTA CRUZ (ATOR E DUBLADOR)
A data foi instituída em 1963. Segundo o texto do Decreto nº 52.748, em toda a família deve existir respeito, amor, confiança, compreensão e principalmente tolerância.
A origem da palavra família vem do grego "famulo" e significa servo. Quer dizer a família é uma instituição muito antiga e forte que atua de forma primordial na formação do ser humano.
O conceito de família mudou muito ao longo dos séculos. Na Idade Média, as famílias eram extensas e as crianças de sete anos já eram tratadas como adultos, as meninas, por exemplo, já faziam o serviço doméstico e os meninos aprendiam algum ofício. Muitos casamentos eram arranjados, ou seja, homens e mulheres não se casavam por amor, e sim por conveniência.
Na cultura ocidental, uma família é definida especificamente como um grupo de pessoas de mesmo sangue, ou unidas legalmente, como no casamento e na adoção, ou seja, mães, pais, filhos, tios, primas, avós, avôs, são pessoas de uma mesma família.
A família é a nossa origem. E cada um representa um papel importante dentro da família, principalmente os membros que convivem dentro da mesma casa e costumam ser: Marido, mulher, filho ou irmão.
Antigamente o homem era o provedor e senhor absoluto dentro da família e as mulheres faziam apenas o serviço doméstico. Com a emancipação feminina, muitas mulheres foram trabalhar fora e acabaram dividindo ou mesmo sustentando a casa sozinhas, é o caso das mães solteiras.
No Brasil, a taxa de fecundidade tem diminuído e as famílias estão cada vez menores. Já não se vê mais família com grande número de filhos. Inclusive, com o aumento da população idosa, muitas crianças hoje, são sustentadas pelos avós.
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como sendo o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA.
COMEMORAMOS O DIA NACIONAL DA FAMÍLIA EM 8 DE DEZEMBRO.
Assista o vídeo neste link: http://www.youtube.com/watch?v=LAlNP6JCwME


Nenhum comentário: