quinta-feira, 3 de julho de 2014

MAIS DE 40 CASAIS AGUARDAM POR ADOÇÃO EM SANTO ÂNGELO


Segunda, 30 Junho 2014
Santo Ângelo/RS
por Super User
Pelo menos 45 casais aguardam na fila para adotar uma criança ou adolescente em Santo Ângelo. A informação foi confirmada pelo juiz titular da Vara da Infância e Adolescência, Luis Carlos Rosa, em entrevista à Rádio Sepé. O magistrado diz que o processo de habilitação à adoção é simples, demorando entre dois e quatro meses. No entanto, posteriormente os casais vão para a fila de espera, pois não existe um número elevado de crianças e adolescentes para serem adotados na cidade.
O juiz acentua que necessariamente a criança ou adolescente que estão em casas de acolhimento precisam ser encaminhados para adoção. “Hoje a falta de condição financeira não é motivo para que se encaminhe para a adoção”, observa. Ele acrescenta que muitos que hoje estão acolhidos, esperam a reestruturação familiar, para que voltem para suas casas.
Ele explica que o padrão dos casais que se apresentam para a adoção, é buscando crianças de zero a três anos de idade. “Isso faz com que a espera seja prolongada”, disse o juiz. Ele frisa ainda que geralmente crianças maiores acabam ficando para trás na preferência dos casais.
REQUISITOS PARA ADOÇÃO
Assim que a pessoa fizer o registro e ser aprovado, será automaticamente inserido na fila de adoção do seu estado e agora aguardará até aparecer uma criança com o perfil compatível com o perfil fixado pelo pretendente durante a entrevista técnica. Será feita uma análise detalhada da família para saber a maneira como vivem as pessoas interessadas, as condições econômicas oferecidas, entre outros detalhes particulares.
Esse trabalho será executado por um assistente social ou psicólogo. Os profissionais também conhecerão o local onde a criança passaria a morar. A partir do relato dos profissionais ligados à adoção, mais documentação, os candidatos a pais terão sucesso ou reprovação, dependendo de cada caso.
http://www.atribunaonline.com/geral-internas/898-mais-de-40-casais-aguardam-por-adocao-em-santo-angelo

Nenhum comentário: