sexta-feira, 18 de julho de 2014

PÓS-ADOÇÃO?


10.7.14
Postado por Adriana
Fico muito preocupada quando vejo que as Varas, em geral, preocupam-se apenas e tão somente com o adotante enquanto pessoa apta a adotar.
Assinou o papel, acabou-se o problema do Judiciário.
E o adotante, não raro, fica perdido no meio de uma avalanche de emoções.
Já li sobre depressão pós-adoção... algo similar a depressão pós parto.
Assinados os papéis, cumprida a roda viva de exames e compras, temos um grupo de pessoas que simplesmente estão juntas... já podem ser consideradas uma família?
Acho importante pra você que está aí do outro lado, considerando uma adoção tardia, considere também o desenrolar dos dias...
Se eu quero que você desista? Se eu não acho aconselhável? Jamais!! Quero que você se prepare psicologicamente para momentos difíceis, a fim de não desistir na primeira oportunidade.
Um amigo meu me disse que você só entende a reencarnação (para aqueles que nela creem, bem entendido) quando você tem filhos... porque aí pode-se perceber que uma criança, por menor que seja, tem personalidade, vontade, gostos... e que estes não refletem, necessariamente, a personalidade ou vontade dos pais.
Ponha-se no lugar dessa criança. Procure entender o que se passa na mente dela.
Profissionais talvez sejam necessários pra que você possa entendê-los. Tenha muito claro que não será possível simplesmente apagar tudo o que a criança viveu como num passe de mágica.
Troque ideias com amigas e faça buscas na internet. Crianças são muito iguais e tendem a ter as mesmas reações, pouco importa suas origens.
Respeite o espaço e limites da criança. As regras da sua família devem ser estabelecidas aos poucos. Lembre-se, ainda, que se o objetivo é a formação de uma família, as regras devem ser estabelecidas não visando só o que você acha certo.
Tenha paciência, muita paciência. Não hesite em pedir ajuda especializada, nunca.
Procure manter a calma... e lembre-se que a perfeição não existe.
http://adocaotardia.blogspot.com.br/2014/07/pos-adocao.html


Nenhum comentário: