sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ADOÇÃO - PSICOLOGIA EM FOCO


05/08/2014
O programa Psicologia em Foco, transmitido na última quarta-feira (30), discutiu o tema adoção. Atualmente, o Brasil tem cerca de 5.500 crianças em condições de serem adotadas, segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do Conselho Nacional de Justiça. Entretanto, o número de famílias na fila de espera é de quase 30 mil. O programa teve a participação da psicóloga judicial, Jane Franco, que atua no Setor de Estudos Familiares da Vara Cível da Infância e da Juventude de Belo Horizonte.
Segundo a psicóloga, a principal motivação para se adotar uma criança é a vontade de ter um filho por aqueles que, em sua maioria, não puderam ter pelas vias naturais. Entre as características daqueles que buscam a adoção, ela destaca a esterilidade, as uniões homoafetivas ou as pessoas solteiras, que não estão em uma relação estável.
Jane Franco explicou que existe uma série de etapas a serem seguidas para se adotar uma criança, as quais contribuem para se identificar as motivações que levam à adoção. São elas: apresentação de requerimento de habilitação para adoção; participação de curso preparatório, que em Belo Horizonte é promovido pelo Ministério Público e equipe técnica da Vara da Infância e da Juventude; avaliação técnica realizada por profissional da Assistência Social e da Psicologia; e sindicância da residência dos interessados em adotar.
Entre os temas discutidos durante o programa, Jane abordou a adoção em uniões homoafetivas. A psicóloga destacou que nenhum dos estudos sobre esse tipo de adoção aponta que existe uma patologização do vínculo ou que a criança irá apresentar problemas de ordem emocional pelo fato de ser acolhida por pais que têm orientação homossexual. Ela acredita que a adoção poderá ser um desafio para aquela família, que terá que enfrentar preconceitos da sociedade. No entanto, ressalta que a avaliação dessa família será a mesma que todas as outras, não havendo diferenciação de tratamento devido à orientação sexual dos pais. “Iremos avaliar se aqueles sujeitos reúnem a capacidade de assumir uma criança e de fazer respeitar o melhor interesse dela”, afirma.
Confira o programa completo AQUI.

Psicologia em Foco é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h, na sintonia AM 880
http://www.crpmg.org.br/GeraConteudo.asp?materiaID=4022

Nenhum comentário: