segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ADOÇÃO TARDIA É TEMA DO UFF DEBATE BRASIL


11/8/2014
Luiza Peluso

A adoção de adolescentes e crianças com mais de três anos é o tema do projeto UFF Debate Brasil no dia 27 de agosto, às 19h, no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. A mesa será composta pela psicóloga Lúcia de Fátima Veloso e a advogada Dália Taygura. A entrada é gratuita.
O tema foi escolhido a partir da vontade de desenvolver um dos assuntos que mais chamou a atenção nos últimos anos do projeto. Mãe de duas meninas adotadas uma com cinco e a outra com 12 anos, Dália Tayguara participou do primeiro debate sobre adoção realizado pelo programa. Ela é presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/Bangu e coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção Famílias Contemporâneas e debaterá o tema com a psicóloga e psicopedagoga Lúcia de Fátima Veloso, especializada na preparação das famílias para o recebimento de crianças e mãe de uma jovem de 18 anos, também adotada. As debatedoras falarão sobre os aspectos técnicos, sociais, psicológicos e emocionais da adoção.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem hoje 30.930 pedidos de adoção em trâmite pelo Brasil. O número parece grande: ainda de acordo com o CNJ, em pesquisa divulgada em 2013, 5.426 crianças e adolescentes estão na fila para adoção no país. Porém, muitos acabam ficando nos abrigos devido às especificações feitas pelos pais em potencial: 70% dos candidatos têm como pré-requisito que a criança seja menor de três anos.
http://www.noticias.uff.br/noticias/2014/08/adocao-tardia-uff-debate-brasil.php

Nenhum comentário: