sábado, 16 de agosto de 2014

AM É O 25º DO PAÍS COM INTERESSADOS EM ADOTAR CRIANÇAS


16.08.2014
O Amazonas é o 25º Estado em número de pretendentes à adoção de crianças, segundo o ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disponibiliza na internet estatísticas relativas ao perfil dos interessados e das crianças aptas a serem adotadas.
A medida, segundo o CNJ, é parte de um esforço da Corregedoria Nacional de Justiça para dar maior transparência ao Cadastro Nacional de Adoção (CNA).
Os dados disponibilizados já eram coletados pelo CNJ desde a criação do CNA, em 2008, mas só agora estão disponíveis para consulta pública.
De acordo com o CNJ, hoje são 72 candidatos no Amazonas para 17 crianças que aguardam pela adoção. São duas de 0 a 5 anos de idade, duas de 6 a 10 anos, sete de 11 a 15 anos e cinco com idade acima de 15 anos.
Desde a criação do CNA, há seis anos, pelo menos 800 crianças do Amazonas já foram adotadas. O Estado está à frente de Piauí (59) e Roraima (44 crianças para adoção).
No País, são 31.688 pretendentes. Os dados mostram que 91,33% só aceitam crianças brancas e 80,03% menores de 1 ano. Negros, indígenas e maiores de 12 anos são aceitos por 1,79%, 0,88% e 0,27% dos cadastrados, respectivamente. O Brasil tem 5,5 mil crianças disponíveis para adoção, conforme divulgou o CNJ.

PERFIL DOS CANDIDATOS A ADOÇÃO
No portal do CNJ, no link para a página do CNA, é possível acessar dados estatísticos. No relatório de pretendentes, por exemplo, é possível saber o número exato de homens, de mulheres e de casais inscritos no Cadastro.
Também é possível saber a faixa salarial dos interessados e a condição dos pretendentes quanto ao estado civil.
Em relação à situação das crianças, é possível saber o número disponível para adoção por Estado e também por município, uma vez que estão disponibilizadas informações específicas de cada Vara da Infância e Juventude no País. O relatório disponível também permite saber a faixa etária dessas crianças.
Outra informação disponibilizada pelo CNA é o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA). O banco de dados foi criado para consolidar informações de todas as comarcas do Brasil referentes a crianças e jovens destituídos ou não do poder familiar que se encontram em abrigos ou em casas de famílias acolhedoras. De acordo com o CNCA, nas nove casas de acolhimento no Amazonas existem, hoje, 194 crianças e adolescentes.
Até agosto deste ano, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) já havia emitido 693 guias de acolhimento, de pessoas que entraram nestas instituições, e 502 de desligamento, das que saíram.
http://www.maskate.com.br/portal/am-e-o-25o-do-pais-com-interessados-em-adotar-criancas/

Nenhum comentário: