quinta-feira, 7 de agosto de 2014

COMISSÃO JUDICIÁRIA DE ADOÇÃO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO COM NOVOS INTEGRANTES

Sexta-feira, 01 Agosto 2014

Foi realizada, nesta sexta-feira (1º de agosto), a primeira reunião da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai-Bahia), após a designação dos novos integrantes pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, no início do mês de julho passado.
Entre os pontos debatidos, disse a presidente da comissão, juíza Patrícia Cerqueira de Oliveira, destacou-se a proposta de apresentação dos relatórios pós-adotivos, a serem encaminhados obrigatoriamente pelos adotantes, sobre a situação dos adotados, para que sejam distribuídos entre todos os integrantes da comissão.
“Isso é uma inovação”, destacou a juíza, explicando que até então os relatórios são vistos e apreciados apenas pela presidência da comissão. “Com essa medida, amplia-se a participação dos seus integrantes”, completou.
Ela disse que durante a reunião foram avaliados novos casos de habilitação de pretendentes, indicação de crianças para adoção e distribuídos processos para relatórios. “Terminamos a manhã com bons resultados”, comemorou.
Participaram da reunião os juízes Maurício Albagli Oliveira, Andréa Tourinho Cerqueira, Aracy Lima Borges, Cenina Maria Cabral Saraiva, Karla Adriana Barnuevo de Azevedo, Patrícia Didier de Moraes Pereira, além da assistente social Helena Menezes e a psicóloga Rita de Cássia Batista. Ainda integra a comissão a assistente social Elba de Lima Pinto.

IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO
Na avaliação da juíza Andréa Tourinho Cerqueira, que passou a integrar a Cejai-Bahia, o processo de adoção, tanto nacional quanto internacional, não passa somente pelo Poder Judiciário, mas também envolve toda a sociedade, especialmente especialistas em psicologia e assistência social. “Nosso sistema legal de adoção decorre de muitos anos de experiência e segue passos que levam à coesão da família”, disse a magistrada, da 10ª Vara de Substituições.
Sua fala foi endossada pela juíza Cenina Maria Cabral Saraiva, também nova integrante da comissão. “A adoção tem grande importância na constituição de uma sociedade de paz, de amor, assentada na família”, disse a magistrada, acrescentando que pretende contribuir no sentido de incentivar as adoções.
Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto
http://www5.tjba.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&ndex.php?option=com_content&view=article&id=93713:comissao-judiciaria-de-adocao-realiza-primeira-reuniao-com-novos-integrantes&catid=55:noticia&Itemid=20

Nenhum comentário: