domingo, 17 de agosto de 2014

II SEMINÁRIO INFÂNCIA CRIANÇA INDÍGENA


Estão abertas as inscrições para participar do II Seminário Infância Criança Indígena que acontecerá entre os dias 18 e 22 de Agosto de 2014 na UFSCar, São Carlos- SP.
Grupos de Trabalhos
Os grupos de trabalhos ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de agosto, as 14h, simultaneamente.
Cada GT conta com coordenação e debatedor convidado.

Direitos e políticas para crianças indígenas.
Desde a Constituição de 1988, os índios do Brasil passaram a ser considerados como detentores de direitos específicos que devem garantir sua condição e sua permanência no território nacional. É sabido, no entanto, que muitos desses direitos não têm sido devidamente efetivados, apesar de garantidos pela legislação. Ações de ruralistas e construções de megaempreendimentos, por exemplo, desafiam a conquista dos direitos indígenas. A proposta deste GT é ampliar o debate sobre políticas públicas que garantam direitos indígenas constitucionais tendo como foco as crianças. Como garantir políticas específicas para crianças indígenas sem enquadrá-las num modelo ocidentalizado de infância é uma das reflexões que se propõe discutir. Textos que reflitam acerca dessa problemática serão privilegiados no GT a fim de que possamos ampliar o debate tanto no que se refere aos exemplos etnográficos quanto à reflexão mais ampla sobre criança indígena e política pública no Brasil.
Coordenação: Ana Elisa Santiago e Thais Montovanelli – (PPGAS, UFSCar).
Debatedor – prof. Dr. Levi Pereira Marques, UFGD
20/08
Assis de Oliveira. Repensando as políticas de enfrentamento da violência sexual contra crianças no contexto de povos indígenas: processo em curso no município de Altamira-PA.
Estela Scandola. Princípios e caminhos para atenção integral aos direitos das crianças dos povos indígenas.
Silvana Nascimento. Reflexão sobre atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente nos casos em que envolva o abrigamento, a reinserção familiar e adoção de crianças indígenas kawiová.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE:
http://infanciaindigena.wordpress.com/programacao-2/grupos-de-trabalhos/

Nenhum comentário: