quinta-feira, 28 de agosto de 2014

LISTA DE EXAMES PRÉ-NATAL PODERÁ APONTAR MÃE DO BEBÊ


28.08.2014
JOANICE DE DEUS

Da Reportagem
RECÉM-NASCIDA ABANDONADA

A Polícia Civil faz um levantamento de todas as gestantes que fizeram pré-natal em unidades de saúde da região do Residencial Belita Costa Marques, em Cuiabá, para tentar localizar a mãe da recém-nascida que foi abandonada dentro uma caixa de papelão, no início da noite do último dia 20. Enquanto isso, algumas pessoas já procuraram o Juizado da Infância e Juventude interessadas em adotar a menina.
A ideia da polícia é confrontar as informações gestacionais para saber quais as mulheres poderiam ter realizado o parto no dia em que a criança foi encontrada. Esse procedimento foi adotado por que o bebê não teria nascido em uma unidade hospitalar de Cuiabá.
Os motivos que levam a polícia a ter certeza disso é o fato do médico, que prestou os primeiros atendimentos a recém-nascida, ter informado que a menina tinha apenas 3 horas de vida, ainda estava com o cordão umbilical com mais de 20 centímetros e mecônio, que são as primeiras fezes expelidas após o nascimento.
Para o delegado da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Deddica), Eduardo Botelho, a genitora é moradora da região onde a criança foi encontrada. Uma das unidades onde o levantamento é feito é na Policlínica do Pascoal Ramos, onde a criança recebeu os primeiros atendimentos.
A polícia também está em busca de possíveis imagens de câmaras de seguranças de estabelecimentos comerciais, o que tem sido um problema já que o local onde o bebê foi encontrado fica na periferia da cidade e é praticamente residencial.
No Juizado da Infância e Juventude já há interessados em adotar a recém-nascida, que se encontra no Lar da Criança sob a custódia do Estado. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da Corregedoria do Tribunal de Justiça (TJ), aguarda-se a investigação da polícia e a prioridade é encontrar alguém da família biológica da criança.
Em não conseguindo, é que se pode designar uma família substituta, mas não há prazo para isso. Neste caso, a prioridade é para quem já se encontra na lista de adoção.
A polícia espera que quem souber de alguma mulher, especialmente, jovem ou adolescente que poderia ter escondido a gravidez que entre em contato pelos telefones 3901-5700 ou 197. A denúncia pode ser anônima.
O bebê foi encontrado no início da noite da última quarta-feira por crianças e adolescentes, que moram na rua “5” do residencial. A criança tinha várias picadas de formigas pelo corpo.
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=457328

Nenhum comentário: