domingo, 10 de agosto de 2014

PAI ADOTIVO MANTÉM GUARDA DE CINCO IRMÃOS APÓS DIVÓRCIO EM ANGATUBA


10/08/2014
Miguel Santana era casado com Leandro Santone quando adotou crianças. Ele diz se inspirar na mãe dele que cuidou de 18 crianças.
Caio Gomes Silveira Do G1 Itapetininga e Região

A história de Miguel Fantone Santana, pai adotivo de cinco crianças, é um exemplo de amor a ser seguido neste Dia dos Pais. Neste domingo (10), o pai dos irmãos Camila, Romário, Leandro, Maicon e Mariane comemora pela quinta vez a data com os filhos em Angatuba (SP). O pai, que trabalha como operador de máquinas, adotou os menores em 2009 juntamente com o ex-marido, o vendedor Leandro Fantone. Agora divorciado, ele ficou com a guarda dos filhos: “Para sempre serei o pai dessas crianças. Vou junto com elas até o fim. É um amor indescritível”, afirma.
Em entrevista ao G1 ele conta, emocionado, que quem o inspirou a adotar os menores e cuidar deles mesmo após a separação do ex-companheiro foi a mãe. “Minha mãe cuidou de 15 filhos de sangue e mais três adotivos, sendo viúva, morando no sítio e com poucas condições financeiras. Quando fui adotar meus cinco filhos, juntamente com meu ex-marido, ouvi no tribunal que talvez fosse melhor adotar alguns dos irmãos. Logo que ouvi isso disparei que seria uma covardia já que eramos dois para cuidar de cinco. A minha mãe cuidou sozinha de 18 filhos. Ela segue como um exemplo para que eu seja um ótimo pai para as crianças.”
Para este Dia dos Pais Miguel, as crianças fizeram cartinhas na escola para homenagear Miguel, gesto que deixa qualquer pais 'babando'. Miguel disse que aproveita cada momento e guarda com carinho as lembrancinhas que marcarão para sempre o carinho da fase da infância dos filhos. O pai diz que as crianças estão crescendo muito rápido. "A mais nova, Mariane, foi adotada com 2 anos e agora já tem 7. A mais velha, Camila, que tinha 9 já completou 14. É impressionante como o tempo passa rápido. Eles vão ficando cada vez mais velhos e eu também. O lado positivo é que passam a ser menos bagunceiros”, brinca o pai.

Ele é um super pai. Faz de tudo pela gente. Amamos ele demais" Mariane Santana, a caçula dos filhos adotivos

Mas se as cartinhas deixarem de existir, o carinho e amor será eterno. A caçula Mariane ainda recebe ajuda de Miguel para fazer as lições de casa e conta que sem a ajuda dele seria bem mais difícil. “Ele é um super pai. Faz de tudo pela gente. Amamos ele demais!”, comenta a criança.
Antes de morarem em Angatuba, os cinco irmãos viviam em um abrigo de um município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Eles começaram a viver lá depois que os pais biológicos perderam a guarda. A filha mais velha, Camila, recorda do tempo. “O abrigo era muito ruim. As pessoas que cuidavam da gente não estavam todo o tempo, porque aquela não era a casa delas. Então, a partir do momento que fui viver com os meus pais, nossas vidas mudaram para sempre. Para melhor, é claro”, reflete.

DIVÓRCIO
Após o fim do casamento com o vendedor Leandro e o divórcio, Miguel conta que tem se desdobrado para cuidar dos filhos. Para ajudar a manter a casa, além da pensão que recebe e do salário como operador de máquinas, Miguel também tem feito salgados para vender. “Mesmo não estando mais juntos, Leandro continua um ótimo pai. Toda semana visita as crianças e é muito carinhoso com elas. É claro que elas sentiram a separação, como qualquer criança, mas entendem, não escolheram um lado e gostam igual de nós dois”, conta.

LIVRO
Em abril de 2014, o G1 fez uma reportagem sobre um projeto do ex-casal que era um livro contanto a história de vida dele e a chegada dos cinco filhos. O título provisório era “Dois pais e cinco filhos: uma linda história de amor”. O texto que já tinha mais de 200 páginas era escrito pelo ex-companheiro de Miguel. Segundo o operador de máquinas, com o divórcio, o livro deixou de ser um projeto da família.
Crianças fizeram cartas para homenagear o pai (Foto: Caio Gomes Silveira / G1
Miguel e os filhos Camila, Romário, Leandro, Maicon e Mariane (Foto: Caio Gomes Silveira / G1)
Miguel auxilia a filha caçula, Mariane, nas tarefas escolares (Foto: Caio Gomes Silveira / G1)
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/08/pai-adotivo-mantem-guarda-de-cinco-irmaos-apos-divorcio-em-angatuba.html

Nenhum comentário: