quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CEJAI: 36 FAMÍLIAS ESTÃO APTAS PARA ADOÇÃO INTERNACIONAL EM ALAGOAS


21/10/2014
Só este ano, 26 famílias italianas foram habilitadas pela comissão
De acordo com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, 36 famílias estrangeiras, de países como Itália, Espanha, Estados Unidos, Portugal, França e Suíça esperam por crianças aptas para a adoção internacional em Alagoas.
Para isso, as crianças precisam ter sido destituídas do poder familiar. Também é necessário esgotar a possibilidade de adoção por famílias brasileiras, o que na maioria das vezes acontece devido à faixa etária dos adotandos.
Só este ano, a Cejai habilitou 26 famílias italianas, nos meses de maio e outubro, após os pretendentes passarem pelas etapas necessárias para adotar, como envio de documentação e avaliação da equipe técnica da 28ª Vara Cível da Comarca da Capital - Infância e Juventude e do Ministério Público Estadual (MPE), que opinam acerca da autorização.
Os processos então, são distribuídos entre os membros da comissão, composta pelas juízas Ana Florina – presidente - Olívia Medeiros e Aída Cristina que após análise, votam pela habilitação ou não dos pretendentes.
Caso haja a autorização, as famílias são inscritas no Cadastro da Cejai, é expedido um laudo de habilitação e os pretendentes ficam aguardando a indicação da criança ou adolescente para adoção.
Para facilitar a adoção internacional, a Cejai enviou aos juízes da infância a relação das famílias estrangeiras aptas, para que estes, tenham conhecimento acerca dos pretendentes.
Segundo o secretário da Cejai, Hamilton Azevedo as famílias estrangeiras costumam adotar crianças com até oito anos de idade. "Os brasileiros preferem crianças com até três anos de idade e do sexo feminino, perfil dificilmente encontrado nas entidades de acolhimento", disse.
Atualmente, 19 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, estão aptos para a adoção no Estado. Destes, cinco são meninas e 14 meninos.
Emanuelle Oliveira
Ascom CGJ-AL
http://www.tjal.jus.br/corregedoria/?pag=verNoticia&noticia=1132

Nenhum comentário: