segunda-feira, 13 de outubro de 2014

COMO FALAR SOBRE ADOÇÃO


Domingo, 12 de Outubro de 2014.
Esta semana li esta lista de 10 coisas a dizer e não dizer sobre a adoção.
Estava a ler e pensei nas vezes que ouvi algumas destas coisas e o quão desagradável pode ser. Claro que as pessoas não querem ser desagradáveis, acho que apenas nunca pensaram nisso e muitas das vezes nunca conheceram pessoas que tiveram filhos por via da adoção. Também em conversa aqui há uns dias com outros pais, me apercebi da importância das palavras e de como se diz as coisas.
A verdade é que eu também não tinha pensado muito nisso até me acontecer.
Deixo aqui alguns exemplos que me lembro e que tenho ouvido:
1. ESTA É QUE É A TUA FILHA ADOTADA?
O ser adotada não é uma característica, mas sim a forma como chegaram às suas famílias. Uma filha foi adotada ou (aprendi eu recentemente), chegou por via da adoção, e não é adotada. Eu tenho 2 filhas, uma por via biológica, uma por via da adoção. Como costuma dizer o Jorge, não há filhos biológicos e filhos adotados, há filhos!
2. QUAL DELAS É MESMO TUA FILHA?
Lembramo-nos sempre de mil e uma piadas que se podem responder. Mas contenho-me sempre. Elas são mesmo as duas minhas filhas!
3. CONHECESTE A MÃE VERDADEIRA?
Nós somos mesmo os pais verdadeiros! Pode dizer-se mãe/pai biológico ou progenitor/a.
4. ELA TEVE IMENSA SORTE!
Esta se ouve muito, sobretudo nos primeiros tempos. Eu respondo sempre que nós é que tivemos muita sorte. E é isso que sinto, e qualquer pessoa que conhece a K., vê que é mesmo assim. E a verdade é que, como já escrevi, eu tive imensa sorte duas vezes!!!
Por outro lado, ouve-se poucas vezes "Parabéns!" ou "Felicidades!", e outras coisas boas que se dizem quando alguém tem um filho.
5. VOCES SÃO MESMO BOAS PESSOAS...
Qualquer pessoa que me conhece sabe que boazinha é mesmo um adjetivo que NÃO se aplica a mim (embora o mesmo não se possa dizer sobre o Pappi)... Para mim a adoção foi e é um processo totalmente egoísta, que vem ao encontro do meu (nosso) desejo e vontade de criar uma família. Revejo-me imenso no inicio deste texto do Jorge (outra vez). Claro que também é um ato de amor, e é preciso estar preparados para amar um "estranho" e tornar-nos mães/pais dele, mas isso também é verdade com o nascimento, acontece é de outra maneira.
6. A HISTÓRIA DE CADA CRIANÇA A ELA PERTENCE, E POR ISSO O IDEAL É NÃO FAZER PERGUNTAS SOBRE ELA.
Eu percebo que as pessoas queiram saber, mas o ideal é esperar pela informação que os pais querem ou acham que devem dar, em cada momento, a cada pessoa. Eu fartei-me de ouvir isto durante as formações que tive, mas só depois de ter a K. me apercebi da real importância disto.
Naturalmente que a adoção tem desafios específicos com os quais tenho que lidar, mas assim é a maternidade, e cada filho traz os seus desafios.
Escrevo este post para que nos deixe pensar na importância das palavras que usamos uns com os outros, e por sentir que se fala muito pouco sobre adoção, ou quando se fala é sempre pelos piores motivos.
Dicas de como enriquecer esta lista aceitam-se!
http://nosadoptamos.blogs.sapo.pt/como-falar-sobre-adocao-28414

Nenhum comentário: