quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CURSO DE PREPARAÇÃO À ADOÇÃO É REALIZADO NAS COMARCAS DE ARIQUEMES E ALVORADA DO OESTE


Quarta, 22 Outubro 2014.

O Poder Judiciário do Estado de Rondônia realizou o V Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, na comarca de Ariquemes, promovido pelo Juizado da Infância e Juventude com o apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia. O Curso foi coordenado pela equipe interprofissional do NUPS (Núcleo Psicossocial) do Fórum de Ariquemes, composto por assistentes sociais e psicólogas. Teve início com a abertura proferida pela magistrada da infância e juventude da Comarca de Ariquemes, Dra. Elisângela Nogueira.
Já na Comarca de Alvorada do Oeste, por intermédio da juíza de Direito Elisângela Frota Araújo Reis e a equipe do Núcleo Psicossocial, formada pela assistente social Ângela Maria Bernardo da Silva e pelo Psicólogo Roger Andrade Bressiani, realizou curso com a 2ª turma de Preparação para Adoção.

PREPARAÇÃO
A lei nº 12.010, de 2009, que dispõe sobre adoção, prevê que, obrigatoriamente, a inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude.
A preparação tem um caráter educativo/pedagógico e não avaliativo, tendo dentre os principais objetivos: ajudar os candidatos a explorar a natureza da parentalidade por adoção e compreender seus próprios sentimentos e as dificuldades que podem aparecer nas relações adotivas; preparar para reconhecer se são capazes de aceitar a adoção e mesmo a renunciar a ela voluntariamente, se perceberem que não é exatamente o que buscam; facilitar a realização de uma avaliação de sua própria motivação, de suas habilidades necessárias para a educação da criança adotiva, entre outros.
Dentre as atividades realizadas, foram organizados grupos de discussão, com atividades e vivências participativas, exposições sobre a legislação e cadastros nacional e estadual de adoção, vídeos e imagens, abordando diversos temas relacionados à questão, como a Gestação emocional/Reflexões sobre a adoção, as Reflexões sobre a entrega/motivos para a entrega/destituição do poder familiar, entre outros.
Assessoria de Comunicação Institucional
http://www.tjro.jus.br/.../3955-curso-de-preparacao-a...

Nenhum comentário: