terça-feira, 14 de outubro de 2014

DICA DE SÉRIE – SEMANA 93: PUNKY BREWSTER (PUNKY, A LEVADA DA BRECA)


11/10/2014
Por Renata Grota
Para dar continuidade a esse mês especial infantil do Dica de Série, dessa vez vamos falar de Punky Brewster, chamada no Brasil de “Punky, A Levada da Breca” (seja lá o que breca signifique). Quando escolhi falar dessa série, não sabia de um fato importante que ainda deixou mais especial esse post: a estreia de Punky na televisão completou 30 anos em setembro desse ano. Então, além de ser uma dica para quem nunca assistiu, também é uma homenagem a essa data.
Se você foi criança durante o final dos anos 80/início dos 90, provavelmente já, pelo menos, ouviu falar dessa série. A história gira em torno de Penélope Brewster (aqui no Brasil “Brewster” virou “Baker”), mais conhecida como Punky, que é abandonada pela mãe em um supermercado e, quando se vê sozinha, passa a morar em um apartamento vago em um prédio de Chicago. O síndico do prédio – o fotógrafo Arthur Bicudo – acaba a encontrando e os dois formam uma amizade muito grande, já que ambos estão solitários. Isso os leva a se tornarem uma família de verdade. O laço entre os dois é, sem dúvida, a principal história e é emocionante.
Apesar deles serem os dois personagens principais, em que a maioria das tramas vão se focar (junto com o cachorro Pinky). a série ainda conta com o grupo de amigos de Punky (Cátia, Anderson Junior e Margot), a avó de Cátia, Luíza. Claro que o humor é o traço mais frequente, principalmente pelas confusões que Punky arruma. Mas a série também levantou assuntos que, por mais que fossem mais sérios, fazem parte da vida de muitas crianças como, por exemplo, abandono, adoção, abuso sexual de menores, entre outros. Nisso, “Punky” estava anos luz à frente de enredos infantis da época e até de algumas atuais. Tratar desses tipos de temas de uma forma que, além de educar, faça a criança entender, é muito difícil, mas a série conseguiu isso de uma forma leve, que não deixasse o show impróprio para crianças.
Apesar de Punky ser uma comédia, o episódio que sempre se destacou para mim foi um duplo de terror. Em The Perils of Punky, ela e os amigos vão acampar na floresta e acabam se perdendo, o que já é uma premissa de filme de terror. Eles entram em uma caverna para se abrigar e começam a contar histórias de terror que são, aliás, sobre crianças que se perdem em uma floresta. Você acha que vai parar por aí, que alguém vai encontrar eles, porque afinal é uma série infantil. Mas não, nesse momento é que fica perturbador pois seus amigos começam a desaparecer e para encontrá-los de novo ela precisa vencer um espírito maligno. No final, tudo não passava da imaginação dos personagens, mas foi marcante para mim eles fazerem um episódio como esses em uma série para crianças e isso é comentado até hoje por quem fala sobre Punky.
Além da série, que teve 88 episódios de 1984 até 1988, foi feita uma animação da série chamada “It’s Punky Brewster!”. A série entrava e saia da grade do SBT com frequência e, anos mais tarde, ainda foi transmitida pela Band. Fez parte da minha infância e tenho certeza que fez parte da de muitos outros também. Uma das coisas mais marcantes sobre Punky é a sua música de abertura, que vocês podem ouvir aqui.
“Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece (Punky)
Deixo pra você resolver só pra ver o que acontece (Punky)
A menina que ilumina toda vez que a gente vê
Ainda tenho muito que aprender com você.”
Infelizmente, a série hoje não é exibida em nenhum canal brasileiro. Mas, quem pretende assistir, pode encontrar ela online ou comprar os DVDs da série.
http://blogna.tv/punky-a-levada-da-breca/
#

Nenhum comentário: