segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MENINO DE 10 ANOS CELEBRA DIA DAS CRIANÇAS COM NOVA FAMÍLIA, EM RO


12/10/2014
Pâmela Fernandes Do G1 RO
Vinícius foi adotado e mudou-se para a nova casa há duas semanas. História do jovem é de idas e voltas em abrigo de Ji-Paraná, diz mãe adotiva.
"Tia, eu estou aqui no abrigo. Quando você vai falar para juíza que me quer?", foram após essas palavras de Vinícius Gonçalves, de 10 anos, em um telefonema que dona Lucia Andrade Lamota, 57 anos, não resistiu e resolveu adotar o menino. Mãe e filho passam, neste domingo (12), o primeiro Dia das Crianças juntos em Ji-Paraná (RO), município distante cerca de 370 quilômetros de Porto Velho.
A história dos dois começou quando ele tinha apenas dois anos de idade, Lucia realizava trabalho voluntário no abrigo em que Vinícius ficava e se encantou pelo menino. "A história dele é de idas e vindas. Ele tem cinco irmãos e uma família completamente desestruturada. Ele foi e voltou do abrigo várias vezes durante todos estes anos. Eu passei esse período como uma madrinha pra ele", diz.
Lúcia conta que aos poucos o menino foi fazendo parte da família e sempre que autorizada pela justiça o levava para passar o fim de semana na casa dela. "Toda a família já conhecia o Vinícius. Ele era de casa", explica. Ela tem duas filhas, uma com 30 anos e outra com 22 anos.
Após mais um problema com a família biológica, o menino foi para o abrigo, em Ji-Paraná, por conta própria. "Ele não quis mais ficar na casa da mãe dele e foi para o abrigo sozinho. Deu um jeitinho de me ligar e perguntou: 'Tia, eu estou aqui no abrigo. Quando você vai falar para juíza que me quer?'", relembra. Após o telefonema, ela resolveu adotar o menino.
De acordo com Lúcia, a decisão foi muito difícil mesmo com todo o apego à criança, ela sabia da grande responsabilidade que a adoção lhe traria. "Eu não queria que ele crescesse nesta situação, indo e vindo. Entrei com o processo de adoção e quando menos esperava, saiu há duas a cerca de duas semanas. Está sendo ótimo tê-lo em casa", conta.
Para Vinicius, estar na casa de Lúcia é uma vida completamente diferente do que ele já viveu. "É muito divertida minha nova casa e tem muitas coisas. Tem balas, iogurte, chocolates, biscoitos. É legal demais. Eu ando de bicicleta e tenho muitos amigos. Agora, eu tenho minha própria cama e um colchão bem bonito e ganhei cuecas novas. Também tem muito amor e carinho", ressalta o garoto.
Eu não estou com saudade do abrigo e nem vou sentir saudade de lá"
Vinicíus Gonçalves, de 10 anos
A rotina do garoto não mudou muito, Vinícius afirma que além de ir à escola, ele se alegra em poder ajudar em casa. "Eu ajudo em casa e ela (mãe adotiva) me dá moedinhas ou dinheiro de papel. Quando é de papel eu troco pra poder colocar no cofrinho. Estou juntando dinheiro para comprar um tablet", garante. Sobre o abrigo, o menino afirma que só sente falta de uma coisa. “Eu não estou com saudade do abrigo e nem vou sentir saudade de lá. Só vou sentir saudades dos meus amigos que ainda moram lá", afirma.
Vinícius com Lúcia comemoram o primeiro Dia das Crianças (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
Vinícius diz que a nova casa é muito divertida (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/10/menino-de-10-anos-celebra-dia-das-criancas-com-nova-familia-em-ro.html

Nenhum comentário: