domingo, 26 de outubro de 2014

PROFESSORA LANÇA LIVRO DE HISTÓRIA INFANTIL SOBRE ADOÇÃO


25 de outubro de 2014
Na voz da cachorrinha Tita, a professora Fabiana Nogueira Neves fala sobre o processo de adoção de uma maneira lúdica
Por MARISA LOURES
“Eu sou a Tita, uma cachorrinha muito esperta! Hoje, eu estou aqui para contar a história da minha família.” Simpática, a cadelinha que conduz a narrativa de “Nascer é assim também!” (26 páginas) é quem carrega a responsabilidade de mostrar aos leitores que falar sobre o processo de adoção pode não ser tão complicado quanto parece. Mãe de três filhos adotivos, Lelo, de 4 anos, e os gêmeos Pepe e Tóti, de 2 – nomes que os meninos ganharam na ficção -, a professora Fabiana Nogueira Neves decidiu se aventurar no universo das letras ao se deparar com a tarefa de contar para os pequenos como é que eles foram parar em um mesmo lar. “A primeira a ser adotada aqui em casa foi a Tita. Então, ninguém melhor do que ela para ‘falar’ sobre isso. Essa foi a forma mais lúdica que encontramos para tocar no assunto. Queríamos imprimir uma leveza que normalmente a grande imprensa não oferece”, diz Fabiana. O lançamento da obra está marcado para este sábado, às 11h, no Sesi Campestre (Av. Eugênio do Nascimento 201- em frente à Embrapa).
Apoiada pela Lei Murilo Mendes, a publicação traz os preparativos, a espera e a alegria do encontro com os novos membros da casa. De acordo com a autora, “Nascer é assim também!” é resultado de outras duas criações. “Assim que o primeiro filho chegou, saí em busca de um livro que me auxiliasse a explicar o processo da adoção de maneira direta, mas leve. Procuramos em livrarias e no portal da adoção. Os títulos que indicavam e que achávamos legal estavam esgotados e sem previsão de reimpressão. Por isso, resolvi escrever um e distribuir no aniversário de um aninho do Lelo. O livro circulou de mão em mão, um foi mostrando para o outro, até que comecei a receber pedidos de mais exemplares. Com o nascimento dos gêmeos, foi o mesmo processo.”
A linguagem é fácil e permite que não só pais e avós, mas também crianças entre 7 e 9 anos de idade, se entreguem à leitura. Textos curtos acompanham as ilustrações supercoloridas de Fred Assumpção, Juliano Belo e Vitor Faria, ex-alunos de publicidade e propaganda de Fabiana.
“Tivemos cuidado com a disposição do texto, com o espaçamento e nos preocupamos em usar uma fonte adequada para crianças que estão aprendendo a ler.” Depois do lançamento, que integra o “Dia da família”, promovido pela Escola Internacional Saci, a obra será enviada às escolas públicas e particulares de Juiz de Fora e à Vara de Infância e Juventude. Satisfeita com o resultado, Fabiana já faz projetos para 2015. “O negócio ficou bacana. Quando meu filho entrou para a escola, pensei: ‘nossa criança é tudo de bom, assimila, compartilha e participa de tudo. Se tem algo de bom para se fazer neste mundo é para elas.”
LANÇAMENTO DO LIVRO
“Nascer é assim também”
Sábado, às 11h
Sesi Campestre
(Av. Eugênio do Nascimento 201- em frente à Embrapa)
Fabiana lança o livro “Nascer é assim também!” neste sábado
http://www.tribunademinas.com.br/professora-lanca-livro-de-historia-infantil-sobre-adocao/

Nenhum comentário: