quinta-feira, 13 de novembro de 2014

APADRINHAMENTO SOLIDÁRIO BUSCA ADESÕES


13/11/2014
Programa Conta Comigo fará ação no shopping Castanheira no sábado, 22.12
No próximo sábado, 22, a equipe técnica da 8ª Vara da Infância e da Juventude de Ananindeua estará no shopping Castanheira, de 10 às 22 horas, para estimular a adesão da população ao programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidas por abrigos institucionais, o “Conta Comigo”.
Haverá distribuição de folder com informações sobre as modalidades de apadrinhamento e sobre como aderir, além do lançamento da logomarca institucional do programa.
Segundo o mais recente levantamento da Comissão Estadual de Infância e Juventude do TJPA (CEIJ), há 149 crianças e adolescentes em 12 abrigos institucionais em Belém, Ananindeua e Marituba, dos quais 103 se enquadram na faixa etária do apadrinhamento solidário - de 7 a 18 anos. Alguns desses abrigos, como o Ronaldo Araújo e Dulce Accioli, recebem também adolescentes dos sexos masculino e feminino que cometeram atos infracionais leves.
Disponíveis para processo de adoção há cinco crianças em Belém e Icoaraci, quatro delas com necessidades especiais, e 19 adolescentes, 10 dos quais em Belém e nove em Icoaraci.
O programa prevê a possibilidade de mais de um apadrinhamento por criança e até a possibilidade de ajuda coletiva.
O “Conta Comigo” surgiu em maio de 2013, a partir de duas oficinas sobre apadrinhamento para agentes do Sistema de Garantia de Direitos, promovidas pela Comissão Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) e Escola Superior da Magistratura, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O objetivo é estimular a convivência comunitária e familiar de crianças e jovens, de 7 a 18 anos, que vivem em espaços institucionais de acolhimento na Região Metropolitana de Belém (Belém, Icoaraci, Ananindeua e Marituba).
CONVIVÊNCIA
Um Grupo de Trabalho composto por 16 instituições que integram o Sistema de Garantia de Direitos elaborou o programa, que sintetiza experiências informais bem-sucedidas de apadrinhamento em espaços de acolhimentos institucionais locais e programas de apadrinhamento como políticas públicas em outros estados. A ideia é estimular experiências de convivência familiar e comunitária que atendam as necessidades e estabeleçam novas vivências para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes.
SÃO QUATRO MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO:
1. PADRINHO OU MADRINHA AFETIVO
Mantém uma ligação de afeto com crianças e adolescentes, compartilhando atenção e carinho, levando-os para passear, passar fins de semana na sua casa ou em outros lazeres. O padrinho pode ainda orientá-los, cuidando da saúde, dos estudos e outras formações.
2. PADRINHO OU MADRINHA MATERIAL
Auxilia com doações, recursos materiais, quantias em dinheiro e outros serviços que auxiliem na educação e no desenvolvimento social. A contribuição pode ser feita para os familiares ou para instituição que os acolhe.
3. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO
Ajuda com prestação de serviço dentro da sua profissão ou talento. A prestação de serviços pode ser para a criança ou o adolescente ainda acolhido ou que já retornou ao convívio familiar.
4. PADRINHO OU MADRINHA EMPRESARIAL
É o apadrinhamento feito por empresas, que contribuem com doações financeiras ou serviços para crianças, adolescentes e familiares, como por exemplo, cursos profissionalizantes, de línguas estrangeiras, esportes, reformas residenciais ou da instituição de acolhimento.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Edir Gaya
Foto: Ricardo Lima /
http://www.tjpa.jus.br/…/1976-Apadrinhamento-solidario-busc…

Nenhum comentário: