terça-feira, 25 de novembro de 2014

GRUPO PROTESTA CONTRA O ABORTO NA BEIRA MAR


24/11/2014
Marcha pela Vida
Centenas de pessoas se reuniram na tarde de ontem, na Praia de Iracema, para uma celebração a favor do direito à existência desde o ventre materno. A quinta edição da Marcha pela Vida Contra o Aborto em Fortaleza foi um momento de manifestação e esclarecimento sobre o tema. A adoção foi posta como bandeira e causa de luta do movimento para os próximos meses e é indicada como alternativa ao aborto. A caminhada seguiu pela avenida Beira Mar até a Praça dos Estressados.
A cantora Elba Ramalho foi atração do evento. Ela, que tem atuado como militante da causa nos últimos anos e já declarou ter abortado, cantou e defendeu a vida ainda no útero.
“Preservar a vida é preservar a perpetuação da espécie. O aborto é assassinato. Temos que defender a vida”, frisou a cantora durante discurso.
O trabalho pela celeridade nos processos judiciais de adoção foi colocado como bandeira nesta edição do evento. Segundo Fernando Lobo, coordenador administrativo do Movimento em Favor da Vida e Não Violência (Movida), entidade promotora da marcha, a adoção deve ser colocada para as mulheres como uma opção à prática do aborto. “Entregar a criança para uma família apta a criar e a educar é um caminho que precisa ser incentivado”, defendeu Fernando.
PARTICIPAÇÃO
A estudante Ana Thaís Barros, de 24 anos, participou da Marcha pela Vida pela primeira vez ontem. A adoção, segundo ela, além de um ato de amor e desprendimento, representa a oportunidade para as crianças terem lares seguros e saudáveis. “Conscientizar é importante. Nós devemos valorizar mais a vida. E, principalmente, as vidas mais frágeis e que precisam de maior proteção”, disse.
Durante a caminhada, participantes carregaram cartazes com frases de alerta sobre a temática. A confeiteira Socorro Costa, de 45 anos, preparou os dizeres em casa. Na cartolina amarela, uma apelo por mais apreço à vida de quem ainda não saiu do útero materno. “A vida vale muito. Deveríamos ter mais pessoas envolvidas com essa causa. Não adianta trabalhar por saúde, educação ou segurança se nós não conseguimos proteger a vida humana”, defendeu.
A caminhada teve apoio do Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). O trajeto foi acompanhado por agentes que realizavam bloqueios provisórios na medida em que a marcha avançava. Das janelas dos carros, motoristas que precisavam parar e esperar a passagem da manifestação aproveitaram para acompanhar as músicas cantadas por Elba Ramalho.
SAIBA MAIS
REPRESENTANTES da ONG Acalanto, entidade que trabalha em prol da celeridade nos processos de adoção, também participaram da marcha ontem. Segundo Daniele Gondim, vice-presidente do grupo, é preciso haver mais sensibilidade nos encaminhamentos da causa.
“O PROCESSO mais demorado é para destituição dos laços familiares. Devemos respeitar as particularidades e a condição de um membro da família estar com a criança. Mas, quando não é possível, deve haver agilidade no processo. A quebra do vínculo é necessária para que as crianças estejam no cadastro”, afirmou.
SÓ DEPOIS de entrar no Cadastro Nacional de Adoção a criança poderá ser adotada. “Mas, mesmo com muitos pretendentes à adoção, existem crianças crescendo nos abrigos”.
http://mobile.opovo.com.br/…/grupo-protesta-contra-o-aborto…

Nenhum comentário: