quinta-feira, 13 de novembro de 2014

II SEMANA JURÍDICA FG DISCUTE A NOVA CONCEPÇÃO DA FAMÍLIA BRASILEIRA


12/11/2014
Com o tema Psicologia, Direitos Humanos e a nova concepção da família brasileira, o segundo ciclo de palestras da II Semana Jurídica FG aconteceu na noite desta segunda-feira (10). A mesa de debate foi mediada pelos professores Raphael Almeida, coordenador adjunto do curso de Direito da FG; e Higo Marinho, docente do Colegiado de Direito.
A noite contou com a presença do Juiz Substituto no Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Rodrigo Souza Britto, e da psicóloga Ellen Camargo. Os palestrantes discorreram sobre as implicações das novas formas da constituição da família brasileira, e destacaram que na contemporaneidade não é possível fixar um modelo familiar uniforme, sendo essencial compreender a família de acordo com as necessidades sociais prementes de cada tempo.
Reconhecimento jurídico de uniões estáveis, casamento civil homoafetivo, adoção por pares homossexuais e família homoparental foram os principais temas abordados nas palestras. Segundo Dr. Rodrigo Britto, a entidade familiar está vocacionada, efetivamente, a promover a dignidade e a realização da personalidade de seus membros, integrando sentimentos, esperanças e valores.
“Essa ideia de que casamento só e possível entre um homem e uma mulher é uma ideia do Código Civil de 1916. Hoje, diante das novas concepções e do reconhecimento da família como instrumento de satisfação da dignidade humana, não é possível pensar em uma concepção fechada de família e casamento. Hoje, a família tem a função de promover a dignidade humana”, declarou Dr. Rodrigo Britto.
Para a psicóloga Ellen Camargo, as diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas na relação família-indivíduo-sociedade. As múltiplas formas da existência da família contemporânea brasileira, para Camargo, exige flexibilidade de conceitos para garantir que posições pré-concebidas não prejudiquem a compreensão dos outros modos de estruturação das famílias.
A II Semana Jurídica segue com programação nesta terça-feira (11). Leia mais informações em www.portalfg.com.br


Fonte: Ascom FG
http://gbinoticias.com.br/…/ii-semana-jurdica-fg-discu…/1333

Nenhum comentário: