segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Instituições criam 'apadrinhamento' para crianças e adolescentes, em RO

28/10/2014 16h52 - Atualizado em 28/10/2014 17h05


Ação pretende incentivar laços afetivos com jovens institucionalizadas.
Projeto lançado nesta terça, 28, valoriza o laço afetivo, em Porto Velho.

Gaia Quiquiô Do G1 RO
Equipe idealizou projeto de apadrinhamento a crianças e adolescentes (Foto: Gaia Quiquiô/G1)Equipe idealizou projeto de apadrinhamento a crianças e adolescentes (Foto: Gaia Quiquiô/G1)
Foi lançado nesta terça-feira (28) no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), em Porto Velho, o projeto "Apadrinhando Uma História" que pretende estimular pessoas a apadrinhar crianças e adolescentes que vivem em abrigos institucionais ou que perderam o vínculo familiar. A ação foi desenvolvida pela Corregedoria do TJ-RO, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Ministério Público do Estado (MPE) e Serviço de Acolhimento Institucional (Sain).
Segundo os idealizadores do projeto, 2º Juizado da Infância e Juventude e o Sain, o objetivo é criar melhores condições para o desenvolvimento da vida social dos jovens com o aumento do laço afetivo para minimizar sofrimentos causados pela ausência da família original.

De acordo com o corregedor geral da Justiça Daniel Ribeiro Lagos, esse projeto recebe uma atenção especial, pois trabalha com os olhos do futuro e se importa com a construção do afeto. "Essa aproximação das pessoas com as crianças institucionalizadas deve ser muito estimulada, pois de forma espontânea criará vínculos familiares permanentes e fará com que as crianças se sintam pertencentes a uma entidade familiar", disse o corregedor.
Os interessados devem realizar uma inscrição na Vara do 2º Juizado da Infância com documentação e participar de um estudo com a equipe interprofissional e de uma oficina preparatória. "Um homem de bem e sem medo deve tomar a postura de estender a mão e transferir um pouco do seu calor humano na crença de melhorar os efeitos destrutivos da solidão", declarou o presidente do TJ-RO, Rowilson Teixeira.
A secretária da Semas, Josélia, garantiu que a prefeitura elaborou um projeto de uma nova instituição com um espaço maior para atender a todas as crianças e deve começar a ser construído em 2015. Ela informou que atualmente a Casa Moradia abriga 10 adolescentes, a Casa Juventude, seis adolescentes, no Lar do Bebê estão abrigados 41 crianças e no Lar Cosme e Damião 17 crianças, números que aumentam a cada dia.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/10/instituicoes-criam-apadrinhamento-para-criancas-e-adolescentes-em-ro.html

Nenhum comentário: