terça-feira, 11 de novembro de 2014

NINO E A CASA DOS MENINOS INVISÍVEIS


10.11.2014
Paulo Wanzeller
“Nino e a casa dos meninos invisíveis”, este é o título escolhido pelo Dr. Sávio Bitencourt para nos presentear com uma história que pode mudar a vida de muitas crianças chegadas às famílias pela adoção. Digo isso por dois motivos: um porque um dos temas mais debatidos no universo adotivo é o que se tem convencionado chamar de REVELAÇÃO e o outro porque o leitor entra em contato com a realidade vivenciada por muitas crianças e adolescentes num ânimo que chega a supor a transformação dessa triste realidade em esperança para as adoções, inclusive as chamadas ADOÇÕES TARDIAS.
Não sou adepto do termo “revelar”, parece pressupor que algo que estava oculto, escondido, segredado, e a adoção não deve ser assim. Sabemos que não existe um tempo ou momento certo para falar com os filhos sobre a sua chegada à família, a adoção deve ser dita naturalmente, o livro nos ajuda nesse “bate-papo”.
Ser pai/mãe é estar com os filhos nas mais importantes fases da vida, nos momentos de lazer, de puro aprendizado, e um dos mais valorosos é o da leitura. Ler um livro aos filhos é uma das expressões de amor mais encantadoras, li-o com minha filha, vivenciamos essa aventura; a história se desenvolve tão naturalmente, num desenrolar de puro imaginário criativo dentro de uma realidade extremamente verdadeira e cotidiana no Brasil.
A história vai se revelando aos poucos, sem segredos e esconderijos; é tão real que nos transporta para a ficção, em segundos estamos morando na Rua Margarida e somos uma das diversas famílias unidas no cenário de encantamento, somos todos felizes, mas para que a nossa felicidade seja plena algo está faltando ...
É uma alegria imensa contar com a abnegação desse paladino da adoção, Dr. Sávio, obrigado. Minha filha ouviu atentamente a história e reconheceu-se no contexto, sem rótulos, sem especificações, na cabecinha dela uma semente foi plantada, “a adoção é fruto do amor”.

Nenhum comentário: