quarta-feira, 5 de novembro de 2014

XUXA E A PROTEÇÃO INTEGRAL


05.11.2014
Siro Darlan
A Fundação Xuxa Meneghel completou 25 anos de atuação na defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente entrou em vigor uma após a fundação dessa importante e exemplar iniciativa de responsabilidade social. Xuxa amada por milhares de pessoas no Brasil e no exterior assumiu essa responsabilidade antes de contarmos com uma legislação cidadã que assegure a proteção integral ás crianças e adolescentes brasileiras.
Fundada em 1989 tem um importante papel nas conquistas dessa cidadania, que ainda está longe de ser uma realidade, mas tem transformado a vida de milhares de meninos e meninas em todo o Brasil através de campanhas vitoriosas como a recente aprovação da Lei menino Bernardo, redes de mobilização social como “Não bata, eduque”, projetos que são desenvolvidos na zona oeste do Rio de Janeiro, um dos mais baixos IDH do Município, além de um forte trabalho político de sensibilização no apoio aos Conselhos Tutelares e de Direito visando à formulação de políticas públicas que garantam os direitos à infância e à juventude.
A Fundação que começou com 80 crianças, hoje assiste a 14500 crianças e adolescentes e computa cerca de 200 mil atendimentos integrando a área de educação, cidadania, apoio ás famílias, incentivo ao desenvolvimento comunitário, capacitação profissional e geração de trabalho e renda.
Na comemoração dos 25 anos tive a oportunidade de escutar depoimentos de jovens cidadãos que graças à oportunidade que tiveram, hoje constituíram família e são bem sucedidos socialmente, como o jovem formado em engenharia de produção, dentre outros ricos depoimentos de transformação de vidas que estão no livro da Fundação. A contribuição que a Rede Não Bata, Eduque! Foi fundamental para aumentar o grau de proteção à infância e fazer a sociedade refletir sobre o uso da violência na educação e a prevenção no trato com crianças e adolescentes.
Uma das grandes vitórias, porém, foi a edição da Lei aprovada pelo Congresso Nacional que levou o nome da criança que foi sacrificada por seus familiares no sul do país, a Lei Menino Bernardo, que garante o direito à educação sem castigos físicos ou qualquer tipo de violência às crianças e adolescentes do Brasil.
Xuxa envolveu-se pessoalmente nessa conquista e se expôs indo dialogar com políticos de todos os matizes e sofrendo represálias de alguns fundamentalistas que a agrediram gratuitamente por defende uma educação sem violência. Às agressões respondeu exibindo seu imenso coração aos fariseus, que tiveram que baixar a cabeça ante a passagem dessa verdadeira Rainha dos Baixinhos do Brasil.
Obrigado Xuxa por transformar sua arte e seu sucesso nesse exemplo de responsabilidade social que arrasta e contagia a sociedade brasileira que só será plenamente feliz quando aceitar o compromisso de garantir proteção integral e com prioridade absoluta a todas as crianças e adolescentes brasileiras.
* desembargador do tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia
http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2014/11/05/xuxa-e-a-protecao-integral/

Nenhum comentário: