terça-feira, 9 de dezembro de 2014

VIII ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA ADOÇÃO ESTIMULA A PRÁTICA DO ACOLHIMENTO RESPONSÁVEL


03 Dezembro 2014
A Juíza Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana, esteve com sua equipe técnica no auditório da Casa Betânia Marcelo Cândia, para realizar o VIII Encontro Preparatório para adoção.
O encontro, acontece duas vezes ao ano e, visa aproximar as pessoas que tem o interesse integral na adoção para dar um maior esclarecimento dos procedimentos que envolvem o acolhimento de crianças e adolescentes, não só na dimensão jurídica, mas também nos aspectos psicossociais do que tratam esse processo.
Os palestrantes foram o Assessor Jurídico Rosinei Facundes, que falou sobre os aspectos legais da adoção, a Psicóloga Jacqueline Sousa e a Assistente social Claudionora Castor, que trataram do histórico e dos aspectos psicossociais da adoção.
A Psicóloga da Vara da Infância, Jacqueline Ferreira Sousa, falou do perfil das famílias que querem regularizar esse processo, deixando de lado as velhas práticas de acolhimento fora da Justiça. "O nosso encontro aqui em Santana é voltado para as pessoas que pretendem adotar e para as que já estão em processo de habilitação da adoção, mas também serve para as pessoas que ainda não entraram com o processo e tem simplesmente interesse em conhecer o tema", enfatizou a psicóloga.
Para a Juíza, Larissa Noronha, a importância da palestra é repassar para essas pessoas os aspectos psicológicos, sociais e legais da adoção. "Muitas pessoas têm a prática de fazer adoções sem a participação do Judiciário, só depois vem a preocupação de regularizar a questão jurídica do jovem, isso é muito preocupante porque pode afetar os direitos da criança, e acarretar também em um possível abandono", explicou a magistrada.
Esse curso além de servir para preparar os casais que já estão nesse processo de adoção vem mostrar para a sociedade e para quem tem interesse em participar o que é a adoção e como se consegue entrar no cadastro de adoção para efetuar o processo judicialmente.
-Macapá, 03 de Dezembro de 2014-
Texto: Daniel Alves
Fotos: Adson Rodrigues
http://www.tjap.jus.br/…/2776-viii-encontro-preparat%C3%B3r…

Nenhum comentário: