domingo, 18 de janeiro de 2015

5 ARGUMENTOS QUE PROVAM QUE A ADOÇÃO POR CASAIS GAYS É SIM UMA BOA OPÇÃO


28.12.2014
Por Gabriela Albertoni
A adoção homoafetiva já é uma realidade no Brasil. Mesmo assim, muitos casais têm que procurar brechas na lei para realizar o desejo de formar uma família. A união monoparental ainda é a única saída. Em 2012, Mailton Albuquerque e Wilson Alves se tornaram o primeiro casal homoafetivo a ter dupla paternidade reconhecida legalmente.
Apesar disso, não cessam as tentativas de alguns deputados de anular a lei que garante esse direito, e um grande setor da sociedade brasileira segue ainda sem apoiar a ideia.
Nos Estados Unidos, em meio ao debate sobre a legalização do matrimônio homossexual no começo desse ano, a Academia Americana de Pediatria (AAP) apresentou um informe defendendo também o direito dos casais gays a adotarem.
“Existem suficientes evidências científicas pelas que os pais homossexuais são garantia de uma boa educação aos seus filhos adotivos”, afirma Benjamin Siegel, um dos autores do informe.
O documento muito útil também para o contexto brasileiro, onde já existe uma ampliação do conceito de família, defende a adoção gay em base a 5 argumentos principais:
1. GARANTEM A ESTABILIDADE ECONÔMICA DAS CRIANÇAS
Um informe feito pelo Instituto Guttmacher assegura que quase a metade das gravidezes não são desejadas. A consequência disso, é que mais da metade dessas famílias se encontram em sérias dificuldades econômicas e precisam de ajudas públicas para sobreviver.
Muitas delas acabam em orfanatos, o que poderia ser evitado já que 52% dos homossexuais estão dispostas a adotá-los. Além do que, esses casais têm preferência em adotarem crianças de minorias étnicas, o que de modo geral, são as que têm mais dificuldade de encontrar um lar fora do orfanato.
2. ESTÃO MUITO COMPROMETIDOS E MOTIVADOS
Os casais homossexuais se enfrentam a uma série de desafios para conseguirem se tornarem pais, o que os fazem planificar de uma maneira muito mais consciente sua paternidade, explica a APP. Essas limitações os obrigam a estarem mais motivados e comprometidos do que muitos pais heterossexuais.
3. REDUZEM O FRACASSO ESCOLAR
A nota média escolar das crianças criadas por pais homossexuais, nos EUA, é maior do que a das outras crianças. As cifras mais altas se correspondem aos filhos de casais de lésbicas, cuja média se situa em 2.9 frente aos 2.65 do resto. Na adolescência essas cifras tendem a se igualarem.
4. ESTIMULAM A TOLERÂNCIA
A educação dada por pais do mesmo sexo é mais tolerante e aberta, segundo a AAP. Baseando-se num estudo publicado no American Journal of Orthopsychiatry, dois de cada três crianças criadas por pais gays são mais empáticas com o próximo e se sentem mais livres e independentes na hora de perseguir seus próprios interesses.
5. A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS NÃO É AFETADA
A revista científica Pediatrics publicou em 2010 um estudo que não mostrou diferenças entre as crianças de pais heterossexuais e homossexuais, tanto em relação ao desenvolvimento pessoal, como ao comportamento social. De fato, se encontrou que as crianças educadas por mães lésbicas tinham mais autoestima que as outras, já que essas mães geralmente participam mais ativamente na educação dos filhos.
A raíz do debate, a nova campanha da marca americana de cereal Cheerios resolveu mostrar o “Cheerios Effect”, numa série de vídeos criados pela agência canadense Cossette Toronto. Nos vídeos se celebram histórias de amor que superaram obstáculos, preconceitos e medos.
Dentre as histórias está a do casal homoafetivo André e Jonathan, que contam como foi o processo de adoção da pequena Raphaëlle. Deixamos vocês com esse emocionante vídeo e com a confiança de que num futuro não muito distante, a adoção entre casais do mesmo sexo seja uma realidade no mundo inteiro.
http://zankyou.terra.com.br/p/5-argumentos-que-provam-que-a…

Nenhum comentário: