segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PROGRAMA FAMÍLIA HOSPEDEIRA GANHA DESTAQUE NA MÍDIA


16.01.2015
Taboão da Serra
O projeto Família Hospedeira da vereadora Joice Silva, aprovado no ano passado pela Câmara Municipal de Taboão da Serra, foi destaque em uma longa reportagem da Rede Record, que mostrou os primeiros resultados práticos da lei que incentiva o acolhimento temporário de crianças abrigadas em instituições da cidade.
Em setembro de 2014 a justiça de Taboão da Serra iniciou o cadastramento de famílias que desejam participa do Família Hospedeira. De lá pra cá, duas famílias foram aprovadas e passaram a receber as crianças nos finais de semana. Além de incentivar a convivência familiar e comunitária, o projeto cria também um vínculo entre as crianças e as famílias, que pode gerar uma adoção no futuro.
A ideia é fazer com que essas crianças participem de eventos esportivos, religiosos, comemorativos, recreativos, religiosos, passeios entre outros com a família hospedeira. “Esse projeto visa dar às crianças a oportunidade de terem uma família, seja por um final de semana, nos feriados, no período férias ou alguns dias. A família é muito importante na vida de um ser humano, é a base de tudo”, disse a vereadora Joice.
Segundo Joice Silva, o principal objetivo é incentivar famílias a ajudarem na criação e educação das crianças e adolescentes abrigadas em instituições locais, sem possibilidade de reintegração familiar ou adoção. A lei foi sancionada em setembro pelo prefeito Fernando Fernandes.
Para o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, responsável pela Vara da Infância e Juventude de Taboão da Serra, o projeto começa a dar os primeiros resultados. “Queremos garantir a essas crianças e aos adolescentes o direito a convivência familiar e comunitária”, afirmou na época da aprovação do projeto.
A família pode acolher uma ou mais crianças e tem a liberdade, se quiser, a qualquer tempo, pedir sua exclusão ou ampliação do programa. Pessoas solteiras também poderão participar do projeto, desde que tenha todos os requisitos exigidos. Crianças a partir dos cinco anos de idade podem participar do programa.
O interessado deve procurar o Cartório da Infância e Juventude no Fórum de Taboão da Serra e pedir para preencher um formulário para habilitação de cadastro e levar cópia do RG, CPF, Certidão de Casamento (ou de nascimento para os solteiros), comprovante de residência e de rendimentos, atestado médico e fotos do pretendente e da residência que abrigará os jovens.
http://www.otaboanense.com.br/…/programa%20familia%20hosped…


·

Nenhum comentário: