segunda-feira, 5 de outubro de 2015

BARRA MANSA GANHA GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO (reprodução)


4 de outubro de 2015
Barra Mansa
Iniciativa tem por finalidade orientar e dar apoio a casais que vão começar processo de adoção
Espalhados pelo Brasil e formados, em geral, por iniciativa de pais adotivos, os grupos de apoio à adoção desempenham importante papel no esforço de aumentar a conscientização da sociedade sobre a questão, além de esclarecer e auxiliar pretendentes à adoção sobre esse tipo de processo. Em Barra Mansa, quem estava esperando por esse tipo de ajuda já pode comemorar. Por iniciativa do casal Marcília Leite Arantes e Marcus Vinícius Silva Arantes, 37 anos, que são pais adotivos, será idealizado, no próximo dia 8 de outubro, o GAABM (Grupo de Apoio à Adoção de Barra Mansa) – Nós Adotamos Essa Ideia.
– Depois de vivermos a experiência da adoção e percebemos todas as dificuldades e falta de informação sobre o assunto, decidimos iniciar aqui na nossa cidade um grupo de apoio à adoção. O GAABM também foi inspirado pelos amigos adotivos Claudio e sua esposa Carla, que cuidam do Grupo de Apoio à Adoção de Resende Filhos do Amor, que já faz um lindo trabalho na cidade. Eles têm sido nossos grandes motivadores e nos dado muitos direcionamentos – ressaltou Marcília, ao ressaltar que o casal estará presente no primeiro encontro, tirando dúvidas dos casais.
A primeira reunião do GAABM será realizada no salão da paróquia Santo Antônio, que fica localizada na Rua Antônio de Almeida, no bairro Saudade. Todos os encontros serão sempre na segunda quinta-feira de cada mês, sempre às 19h30min. A pauta do primeiro encontro será: “Filhos Adotivos Não Vêm de Fora, Vêm de Dentro!”. Conforme explica Marcília, a reunião também será marcada com momentos de reflexões, dinâmicas, música, depoimentos e um lanche compartilhado no final.
Na oportunidade, casais que lidaram com as dificuldades pessoais como, por exemplo, o medo, o receio sobre o que a família iria pensar, sobre se realmente seria capaz de amar um filho adotado e o pior, que tiveram que esperar a lentidão nos processos, irão dar seus depoimentos a fim de passar para os futuros pais adotivos que todo sofrimento valeu a pena.
– Às vezes o processo fica em determinado setor por meses e isso faz com que tudo seja mais devagar. Infelizmente, uma gestação do coração não tem nenhum prazo definido e é preciso que os casais tenham consciência que, apesar de todas as dificuldades, eles serão muito felizes e farão a diferença na vida de uma criança Convidamos casais que já adotaram seus filhos, casais que pretendem adotar e todas as pessoas e profissionais que apoiam a causa a participarem conosco e assim somarmos forças e mudarmos vidas – enfatizou Marcília, ao ressaltar que o grupo irá contar com apoio da Vara de Infância e da advogada Kamila Ramos, que se prontificou a ser voluntária e dar suporte jurídico aos casais que precisarem.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
Conforme explicou Marcília, em todo o país esses grupos de apoio à adoção já existem há 18 anos e, hoje, são mais de 120 grupos espalhados pelo Brasil. Em sua maioria, são formados por pais adotivos que fazem um trabalho voluntário para prevenir o abandono de crianças, orientando as gestantes como proceder para entrega do seu filho(a) a adoção, preparar adotantes e acompanhar pais adotivos no pós-adoção, auxiliar na reintegração familiar e conscientizar a sociedade sobre a legitimidade da família adotiva.
– Todos que abraçam a causa da adoção estão convidados para participar das nossas reuniões. O grupo não está restrito a quem já adotou ou quer adotar, pelo contrário, precisamos de qualquer pessoa que tenha um coração “adotivo”. Não podemos deixar de ressaltar que o GAABM só existe porque nossos filhos do coração Arthur e Otávio nos fizeram enxergar que filho é filho, não importa de que maneira cheguem a nós – finalizou.
NA EXPECTATIVA
Casados há treze anos, o comerciante Nilson da Silva, de 40 anos, e a agente de saúde Alessandra da Silva, de 36, decidiram, nesse segundo semestre, que serão pais adotivos. Após várias tentativas para engravidar e de terem sofrido todas as frustrações comuns aos casais na mesma situação que eles, a vontade de ser pais e mãe, independente da forma que seja, falou mais alto. Eles já fazem parte dos casais que estão na expectativa pelo início das reuniões do GAABM.
– Após lermos vários artigos, assistir documentários e depoimentos de pais que adotaram, tivemos a certeza de que queremos ser pais adotivos. Existem muitas crianças esperando por nós, pelo amor que nós estamos guardando há anos para o nosso filho, ou filha. Ficamos sabendo da criação desse grupo e ele surgiu em um ótimo momento. Para realizarmos nosso sonho, com certeza vamos precisar de informação, orientação e apoio de pessoas que também defendem essa causa – disse o comerciante.
Por Roze Martins
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)
Orgulho de ser mãe: Mulher posa para foto ao lado da filha adotiva (Foto: Divulgação)
Original disponível em: http://diariodovale.com.br/tempo-real/barra-mansa-ganha-grupo-de-apoio-a-adocao/

Curtir

Nenhum comentário: