segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MEU FILHO É ADOTADO: CONTO OU NÃO? (reprodução)


Os pais de crianças adotadas têm sempre a mesma dúvida e tudo é reforçado quando elas estão prestes a iniciar a escola, pois temem que os pequenos fiquem sabendo da verdade da pior maneira. Por isso, hoje vamos falar de alguns princípios para orientar sobre esta situação particular que muitos enfrentam.
O COMEÇO DA RELAÇÃO COM SEU FILHO
Em primeiro lugar, para responder a esta pergunta sobre “conto a ele ou não?”, vamos pedir para que se coloque no lugar de seu filho, e responda sinceramente. Talvez a primeira impressão seja responder: “NÃO, NÃO QUER SABER DISSO!” Mas certamente deve repensar desta maneira: Quando você inicia uma relação com alguém (seja trabalho, sentimental, amizade, etc.), como você quer começar? Com verdade e sinceridade ou com uma mentira?

A CONFIANÇA NO FUTURO
Mentir (ou, pelo menos, esconder a verdade) tem consequências terríveis na construção de uma relação de confiança entre as pessoas. E isso não é diferente na hora de construir a relação entre os filhos e seus pais, sejam estes pais biológicos ou não. Parece razoável, certo? Como pode uma criança confiar totalmente em alguém que mentiu desde o início e em algo tão sério?
Assim como mentir numa entrevista de emprego pode causar sua desqualificação para o cargo, mentir para seus filhos (adotados ou não) afetará o futuro da relação de vocês, a tal ponto que não te qualifique como uma mãe em quem confiar completamente.
A CADA IDADE O QUE DESEJA SABER
E isso certamente levará a mais perguntas, por exemplo, como dizer e o que dizer. E também quando dizer a uma criança que é adotada. Não se preocupe demais: seja honesta e explique a cada idade o que deseja saber e, se necessário, procure ajuda profissional de um psicólogo ou um consultor ou conselheiro especializado em família.
NUNCA SUBESTIME O VALOR DA VERDADE.
Lembre-se que ter adotado o seu filho foi um belo ato de amor: seu filho adotivo irá agradecer sua sinceridade e também que o tenha escolhido!

Disponível em:

http://www.glitztv.com.br/noticias-br/meu-filho-e-adotado-conto-ou-nao/ 

Nenhum comentário: