segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Casal cria crianças há cinco anos pelo Família Acolhedora; 'são como filhos' (reprodução)

01/11/2015 09h48 - Atualizado em 01/11/2015 09h48

Além dos quatro filhos legítimos, Darci Cruz e Pedro Luís ajudaram a criar 11.
Entidade abre inscrições para que novas famílias se cadastrem no programa.


A história da aposentada Darci Cruz, de 70 anos, e de seu marido Pedro Luís, de 69, inspiram e servem de exemplo. O casal faz parte do projeto social 'Família Acolhedora' que existe desde 2009 e nasceu com um objetivo nobre: acolher crianças que vivem conflitos familiares e estão em abrigos por medidas cautelares. Há cinco anos eles relatam que tratam os jovens 'como se fossem filhos'.

Darci Cruz, que é funcionária pública aposentada, contou que já acolheu uma criança até ela completar os 18 anos e ser reintegrada a família. Ela disse que é um processo importante na vida das crianças porque uma família acolhedora dá a assistência psicológica necessária e o carinho que as crianças precisam em um momento tão complicado que vivem.

Hoje ela cria dois adolescentes, um com 13 anos e o outro com 14. Darci contou ainda que, além dos quatro filhos legítimos e das duas atuais crianças que acolhe em sua casa de forma integral há mais de um ano, ela e o esposo já criaram outros 11 jovens durante a vida.

"Eu estou feliz em fazer parte disso. Eles vivem comigo e meu esposo na minha casa. Nós saímos em fins de semana de lazer e chegamos até a viajar. Meus filhos já são casados e têm suas famílias. As crianças que acolho também são como filhos. A gente recomenda que outras pessoas também façam isso porque essas crianças muitas vezes estão tristes e desamparadas", contou.

Quem se sentiu inspirado com a história da dona Darci também pode seguir o exemplo. O Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria) está com inscrições abertas para novas famílias que queiram participar do projeto.
Para se cadastrar no programa, os interessados devem se dirigir até a sede do Cria, localizada na Rua São Pedro, 1841, no centro de Teresina, e falar com as assistentes sociais da instituição.
Segundo o Cria, para ser uma família acolhedora, o mais importante é estar disposto a ajudar a criança, já que a mesma passa por uma situação difícil na vida. O órgão disse ainda que quanto maior o tempo longe do convívio familiar, maior o prejuízo para o seu desenvolvimento.

O programa

O Família Acolhedora é um projeto que já existe desde 2009 e faz parte das ações realizadas pelo . O projeto visa o acolhimento de forma provisória de crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias por uma medida protetiva, e por isso são encaminhados para instituições de acolhimento.

O Cria oferece, além do apoio psicossocial com profissionais experientes na área, uma bolsa auxílio para ajudar a custear as despesas da criança durante o período em que ela viver em família acolhedora.

Original disponível em: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/11/casal-cria-criancas-ha-cinco-anos-pelo-familia-acolhedora-sao-como-filhos.html



Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: