segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PRETENDENTES À ADOÇÃO FAZEM CURSO NO FÓRUM DE SÃO LUÍS (reprodução)

13.11.2015
Publicado por Atual7
28 candidatos que participam do curso no Fórum de São Luís foram inscritos pela Divisão Psicossocial da 1ª Vara da Infância e Juventude
Há um ano, quando recebeu a notícia de que não poderia ter filhos biológicos, o casal Mirela Amorim e José Menezes decidiu adotar uma criança e começou a buscar informações sobre o assunto. Nesta sexta-feira 13, o médico e a enfermeira, casados há seis anos, participaram, no Fórum de São Luís, da primeira etapa do curso preparatório para quem pretende adotar uma criança ou adolescente. Organizado pela Vara da Infância e Juventude da capital, o curso é uma etapa obrigatória para o processo de adoção. Participam 28 pessoas.
A enfermeira conta que começou, no hospital onde trabalha, a ter contato com as crianças que vivem em abrigos. “Fomos despertando o interesse em adotar e procuramos a Vara da Infância para saber quais os procedimentos”, disse. Segundo Mirela Amorim, há quatro casos de adoção na família dela. “Estamos levando esse processo de uma forma muito natural. Será uma ‘gestação’ planejada e muito esperada”, concluiu.
O fato de ser solteiro não impediu o servidor público José Valdo Duarte de realizar o sonho de ser pai. “Há três nos e meio, uma conhecida entregou-me o filho dela para eu criar e nunca mais procurou o menino que hoje tem 6 anos”, contou. Para formalizar a adoção, ele procurou a Vara da Infância e Juventude, onde recebeu todas as informações necessárias para esse processo. “A criança veio para minha vida no momento certo, pois me sinto preparado, capaz de cuidar dele e de sua educação”, afirmou. O servidor público disse conta com o apoio de sua família que já possui outros três casos de adoção. “Aconselho as pessoas que têm o desejo de adotar que busquem logo, pois tem muita criança em abrigos precisando de uma família e de carinho”, finalizou.
No dia 20 deste mês e no dia 3 de dezembro, os 28 participantes do curso, sendo 21 casados e sete solteiros, retornam ao Fórum de São Luís para a conclusão do curso, com carga horária de 24 horas. Durante essa etapa, eles participam de oficinas vivenciais, visitam os abrigos para conhecer a realidade das crianças que estão à espera da adoção e também ouvem depoimentos de pessoas que participaram do curso e já adotaram.
A assistente social Ana Cláudia Neponuceno, da 1ª Vara da Infância e Juventude, explica que, além do curso, o processo de habilitação inclui entrevistas social e psicológica com os candidatos e visita domiciliar da equipe da unidade judiciária para conhecer o ambiente que acolherá a criança ou adolescente adotado. Se aprovado, o nome do candidato é incluído, por determinação do juiz, no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), ficando essa pessoa aguardando o contado da gestora do CNA informando quando houver uma criança apta para ser adotada. Se o candidato decidir pela adoção, ingressa com o processo judicial de adoção junto à Vara da Infância e da Juventude.
Os 28 candidatos que participam do curso no Fórum de São Luís foram inscritos pela Divisão Psicossocial da 1ª Vara da Infância e Juventude. São casais (casados ou em união estável), pessoas solteiras ou divorciadas. As aulas são ministradas pela equipe da unidade judiciária, abordando temas como as expectativas e motivações para a adoção, aspectos legais, ressignificando a adoção, a criança idealizada e a criança real, visita supervisionada nas instituições de acolhimento, entre outros.



Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: