quarta-feira, 25 de novembro de 2015

UM LAR PARA MIM: SERVIDORES MUNICIPAIS RECEBEM INCENTIVO PARA ADOÇÃO (reprodução)

3/11/2015
Atualmente existem 155 crianças e adolescentes abrigados em Campos
Campos figura atualmente no ranking das cidades que mais adotam crianças em todo o Estado do Rio de Janeiro. O presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Rodrigo Carvalho, atribui o resultado ao programa “Um lar para mim”, destinado aos servidores públicos municipais. O projeto prevê que para cada criança adotada o servidor recebe uma ajuda de custo, que varia de dois a cinco salários mínimos, proporcional à idade.
Atualmente ainda existem no município 155 crianças e adolescentes abrigados, muitas à espera de adoção e outras que poderão ser reinseridas no convívio familiar. “A prefeitura abre o processo de adoção e quem defere é a Vara da Infância”, ressaltou o presidente da FMIJ.
Rodrigo destaca ainda que o número de crianças e adolescentes abrigados vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2013, por exemplo, Campos contava com 230 crianças nesta condição. “A diminuição mostra que as políticas públicas e sociais implantadas estão surtindo efeito. Muitas crianças acolhidas estão voltando às suas casas, sendo reintegradas, além de outras estarem sendo adotadas”.
Em Campos, existem sete abrigos, todos administrados pela FMIJ. A visitação às crianças e adolescentes é diária e livre, porém deve ser pré-agendada com a direção de cada uma das casas, para não atrapalhar a rotina.
O presidente da fundação disse que se refere aos abrigos como casas, porque é fornecido tudo para que as crianças e adolescentes se sintam mesmo num lar. “Eles são matriculados nas escolas da rede e têm a rotina como qualquer estudante. Alguns ainda fazem cursos fora do seu ambiente e têm atendimento médico e odontológico, caso necessário, atividades de lazer, além de irem a shoppings, shows, entre outros”, destacou Rodrigo Carvalho.
Fonte: ascom 

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: