segunda-feira, 9 de maio de 2016

MP ARQUIVA PROCESSO DE TRÁFICO DE IRMÃOS DA BAHIA (Reprodução)

Maio 6, 2016
Redação
O Ministério Público da Bahia emitiu um parecer favorável ao arquivamento do processo que investigava o tráfico de cinco irmãos da cidade de Monte Santo (BA) adotados por famílias paulistas por falta de provas. Três anos depois, o parecer da Promotoria veio quase simultaneamente com a decisão da Justiça baiana devolvendo a um casal de Indaiatuba, envolvido no processo, a guarda provisória do filho de 6 ano...s.
Na casa de Débora Brabo Melecardi, o almoço do Dia das Mães terá um sabor ainda mais especial. A advogada de duas das famílias, Lenora Panzetti, conta que esteve na Bahia na última segunda-feira quando recebeu a decisão da juíza titular de Monte Santo, Sirlei Caroline Alves Santos, devolvendo a guarda provisória do pequeno L.S.S para o casal de Indaiatuba. “Tivemos acesso ao parecer do Ministério Público da Bahia, favorável ao arquivamento da ação de tráfico de crianças. Tudo isso veio junto com o deferimento da guarda do menor aos pais de Indaiatuba, que o juiz de São Paulo deu por incompetente, remetendo a decisão para Monte Santo”, disse.
A advogada havia entrado com o pedido de guarda em Indaiatuba, mas o caso foi transferido para a Bahia. Sobre o arquivamento do processo de tráfico, Débora diz que “a justiça foi feita e a verdade veio à tona”. “A gente tinha medo de sair na rua porque era ameaçado. Temia por meus filhos. Todos podem ver agora que nada daquilo que foi dito era verdade. Foi uma história forjada. Para nós foi um alívio muito grande.”
Após a acusação de tráfico de criança, o filho de Débora foi devolvido para os pais biológicos e permaneceu na Bahia por quase três anos. Em outubro passado a mãe biológica, Silvânia Maria Mota da Silva, veio espontaneamente entregar o filho. E agora, a juíza baiana confirma a decisão da mãe concedendo a guarda provisória. “Meu filho saiu daqui com 3 anos e voltou com quase 6. Ele está adaptado e voltou a ser o que ele era. Lógico que ficam marcas, mas que o tempo vai curando”. Lenora representa ainda o casal de Campinas Alessandra Pondian e Anderson Pondian, que também obteve a guarda de outros dois irmãos no final de 2015. Segundo ela, o parecer da Promotoria arquivando a acusação de tráfico vale para todas as famílias envolvidas no processo de adoção. Ao todo, são quatro.
A advogada afirmou que a ação foi traumática para as famílias e que pretende processar os responsáveis pela acusação, que chamou de leviana. Em relação à situação das crianças que representa, Lenora disse que o próximo passo é a conclusão do processo de adoção definitiva, que continua em andamento.


Original disponível em: http://www.paulinianews.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=42970%3Amp-arquiva-processo-de-trafico-de-irmaos-da-bahia&Itemid=969

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: