segunda-feira, 9 de maio de 2016

TJPA PRESTA HOMENAGENS ÀS MÃES (Reprodução)

06/05/2016
Missa do Sagrado Coração de Jesus foi celebrada nesta sexta-6
O Tribunal de Justiça do Pará prestou homenagem às mães, nesta sexta-feira, 6, na missa do Sagrado Coração de Jesus, realizada no Jardim Interno da sede do TJPA, celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Na ocasião, o desembargador Constantino Augusto Guerreiro, presidente do Tribunal, prestou reverências às mães, na figura da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, levada ao Judiciário pela Arquidiocese de Belém, ressaltando a importância delas em todos os momentos da vida de um filho, parabenizando-as pelo seu dia, que transcorre no próximo domingo.
Na celebração, Dom Alberto ressaltou o amor de serva e de mãe em Maria. No momento da liturgia, destacou que “a Palavra de Deus encontrou acolhida no coração terno e humilde da Virgem Maria. Ela se reveste da graça e acolhe o dom de Deus que se faz carne em sua vida. Maria se torna, assim, modelo de escuta da Palavra que deve fecundar também a nossa vida e a nossa missão”. A cerimônia também contou com a participação do padre Edvaldo, pároco da Capela São Pedro e São Paulo.
Aos servidores e magistrados, o desembargador presidente falou da necessidade de “escutarmos quem nos ama. Uma mãe nada diz que não seja em benefício do seu filho, que não seja para cuidar dele. Então, cuidem de suas mães também, quem as ainda têm”.
Ao final da cerimônia, o presidente condecorou Dom Alberto com a comenda Dom Alberto Gualdêncio Ramos, comemorativa aos 400 anos de Belém. O presidente agradeceu ainda a doação feita por magistrados e servidores na campanha “Faça uma mãe MAIS feliz”, que reuniu 102 "kits maternidade" (com banheiras e roupinhas de bebês), além de 150 pacotes de fraldas descartáveis.
O arcebispo agradeceu a homenagem, ressaltando que ela tem um relevante significado, demonstrando o carinho e respeito do Judiciário para com o trabalho desenvolvido pela Arquidiocese de Belém. Dom Alberto Taveira também parabenizou o Tribunal pela campanha solidária, com a prática do cuidar do próximo, do preocupar-se com o próximo, exercitando a caridade, solidariedade, irmandade e outros sentimentos propagados pelas palavras divinas. O arcebispo abençoou os utensílios, que serão doados às mães que deram à luz crianças nas maternidades da Santa Casa de Misericórdia e da Ordem Terceira.
ADOÇÃO
Na celebração da missa do Sagrado Coração de Jesus, o desembargador Constantino Guerreiro aproveitou a oportunidade para divulgar a adoção como meio de amor ao próximo, lembrando que, para aqueles que querem exercitar esse sentimento, existem dezenas de crianças nos abrigos à espera de quem as adote. O presidente convidou a todos para visitarem os abrigos.
Ainda na cerimônia, o desembargador falou da parceria entre o Judiciário, o Colégio Salesiano do Trabalho e o SENAI, através da qual, profissionalizam adolescentes através de cursos preparatórios, visando o futuro deles após saírem dos abrigos. O presidente ressaltou que a preparação para uma profissão é o mínimo que essas crianças e adolescentes podem ter, considerando que já não tem família, com as perspectivas muito restritas, uma vez que deixam os abrigos ao chegarem à fase adulta.
CONCURSO DE POESIAS
Após a cerimônia religiosa, o presidente Constantino Guerreiro procedeu a premiação do 1º Concurso de Poesia do Dia das Mães do TJPA. Foram vencedoras as poesias “José”, “Ave Mãe” e “Inexplicável Ser”, de autoria dos servidores Ana Patrícia Rameiro, do Fórum Cível; Júlio Moreira da Silva, 5ª Vara Criminal de Ananindeua; e Érika de Fátima Nunes, da Coordenadoria de Imprensa, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Os vencedores, que foram escolhidos por um júri formado por cinco servidores do TJPA, receberam como prêmios passeios turísticos de barco e outros brindes, além de diplomas certificando suas participações e colocações. Na ocasião da premiação, os três primeiros lugares recitaram suas poesias ao público presente.
As poesias "Anjo Terreno", do servidor Manoel de Christo Alves Neto, da Coordenadoria de Saúde; e "Mãe, mãe de água, Mãe D'Água", do servidor José Fernando Ferreira Araújo, do Fórum da Comarca de Castanhal, ganharam menções honrosas. No total, 40 poesias foram inscritas no concurso.
Leia aqui as poesias premiadas.

http://www.tjpa.jus.br/CMSPortal/VisualizarArquivo?idArquivo=162819

(...)
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Marinalda Ribeiro
Foto: TJPA / Érika Nunes / Ricardo Lima

Original disponível em: http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/imprensa/noticias/Informes/177693-TJPA-presta-homenagens-as-maes.xhtml

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: