segunda-feira, 16 de maio de 2016

TRABALHO INFANTIL E ADOÇÃO IRREGULAR SÃO TEMAS DISCUTIDO PELA CPI (Reprodução)

12.Maio.2016
Contra exploração do trabalho infantil, CPI aponta necessidade de fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Goiás.
Trabalho infantil
...
Nos municípios goianos de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre está localizada a maior comunidade remanescente de quilombos do Brasil, os Kalungas. Nessa região do Nordeste de Goiás vivem duas mil famílias quilombolas, cerca de 8 mil pessoas, que carregam consigo uma história de resistência à violação dos direitos. Desde sua formação, em quilombos distantes para fugir da escravidão, o povo Calunga está em busca de respeito e liberdade. Quase 130 anos depois da Lei Áurea, porém, persistem muitos problemas, entre eles a exploração do trabalho infantil.
Em audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados em maio de 2015, a quilombola Dalila Reis Martins, 29, denunciou que a exploração de crianças e adolescentes ocorre há décadas na região por meio de um tipo irregular de adoção. Meninas são retiradas da comunidade e levadas para morar com famílias de alto poder aquisitivo em cidades de Goiás e do Distrito Federal, sob o pretexto de que assim poderão estudar e ter melhores oportunidades no futuro.
Dalila contou que ela própria foi vítima desse aliciamento. Em vez de estudar na cidade, a jovem precisava realizar todo o trabalho doméstico e ainda sofria abuso sexual.
REPORTAGEM COMPLETA NO LINK

Disponível em: http://al.go.leg.br/noticias/ver/id/142291/tipo/geral

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: