terça-feira, 7 de junho de 2016

Cáceres promove palestra sobre Adoção Tardia (Reprodução)

02.06.2016 16:36

Adoção Tardia, Apadrinhamento Afetivo e a Nova Lei da Adoção foram os temas da palestra promovida pela juíza da 1ª Vara Cível de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), Alethea Assunção Santos, no dia 25 de maio, data em que se comemorou o Dia Nacional da Adoção.
 
A ação teve como objetivo incentivar a adoção, assim como conscientizar os futuros adotantes sobre a importância de realizar o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), da Corregedoria Nacional de Justiça.
 
Para esclarecer sobre o assunto, a magistrada explicou como funciona o processo de adoção e apadrinhamento, informando inclusive, os trâmites legais.
 
Na ocasião, a psicóloga da Casa Lar de Cáceres, Fernanda Nascimento de Oliveira, tirou dúvidas sobre o tema. Bem como, explicou aos presentes a atual situação das crianças acolhidas na cidade.

Histórias de amor - Dois momentos especiais marcaram a palestra, o primeiro quando o casal Landin contou o passo-a-passo da adoção tardia do filho do coração. E mencionou a união familiar que este ato provocou.
 
O segundo ato de amor foi narrado pela família Leal Fanaya, que relatou a adoção de seu bebê. Muito emocionada a mãe disse: “Se não nasceu de mim, nasceu pra mim”.
 
Avanços – Criado em 2008, o Cadastro Nacional de Adoção auxilia os juízes das Varas da Infância e Juventude na condução dos procedimentos dos processos de adoção em todo o País. O sistema permite, por meio de cruzamento de dados, a identificação de perfis de crianças e pretendentes que vivem em Estados e regiões diferentes, o que desburocratiza o trabalho do magistrado e amplia as chances de adoção entre Comarcas e Estados.


Reproduzido por: Lucas H.




Nenhum comentário: