segunda-feira, 25 de julho de 2016

Adoção de dificil colocalçao é tema do Sala de Audiência desta semana (Reprodução)

22-julho-2016

O Sala de Audiência desta semana traz para o debate um tema delicado que é a adoção de crianças com perfil de difícil colocação. A pauta vem na esteira da criação da campanha Deixe o amor te surpreender, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o assunto. O programa é apresentado pela magistrada Gladis Piccini, e conta com a participação do desembargador José Antônio Daltoé Cezar e a juíza-corregedora Andréa Rezende Russo.

Reconhecido em todo o país pela experiência na área de infância e juventude, o desembargador José Antônio Daltoé Cezar explica que o perfil de adoção é semelhante no Brasil e em todo mundo: “A maior parte das pessoas habilitadas à adoção exige criança pequena até três, quatro anos de idade, que não componham grupo de irmãos, que tenham a saúde perfeita e assim por diante. O que gera uma dificuldade, pois a maior parte das crianças e adolescentes que estão em acolhimento, tem outro perfil e não se enquadram”, explica, apontando que, um levantamento realizado em 2014, revelou que não havia nenhuma pessoa habilitada a adotar crianças a partir de nove anos.

No Rio Grande do Sul, o cadastro de adoção conta com 625 crianças aptas e 5.560 pessoas adotantes que, no entanto, priorizam, geralmente, recém-nascidos e crianças fora do perfil de difícil colocação. Para dar mais visibilidade para o tema, a Corregedoria-Geral de Justiça, através da Coordenadoria de Infância e Juventude, que é coordenada pela juíza-corregedora Andréa Rezende Russo, vão lançar em outubro a Campanha Deixe o amor te surpreender. “Verificamos que uma ação serviria para que nós pudéssemos passar mais informações à sociedade e aos pretendentes, que a realidade é difícil”, apontou. “É uma circunstância que a gente quer informar e sensibilizar os habilitados, para talvez rever um pouco o perfil desejado”, afirmou Andréa.

O Sala de Audiência vai ao ar nesta terça-feira (26/7), às 17 horas, pela Radioweb AJURIS, com reprises às 21 horas de terça-feira e às 10 horas de quarta-feira (27/7). Para ouvir a Radioweb, clique AQUI ou baixe o aplicativo e acompanhe a programação no dispositivo móvel. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI.

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Original disponível em: http://www.ajuris.org.br/2016/07/22/adocao-de-dificil-colocacao-e-tema-do-sala-de-audiencia-desta-semana/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: