segunda-feira, 11 de julho de 2016

No Ceará, 32 processos de adoção foram concluídos no 1º semestre (Reprodução)

08/07/2016

Trinta e dois processos de adoção foram concluídos de janeiro a junho de 2016, pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, especializada em adoção. De acordo com o Setor de Cadastro de Adoção do Fórum Clóvis Beviláqua, na capital cearense, outras 32 ações estão em andamento, com os pais adotivos já em convivência direta com as crianças em casa, esperando apenas a guarda definitiva dos filhos. As crianças e adolescentes adotadas ou em processo, se encontravam em abrigos da capital.

O número de processos concluídos apenas nos seis primeiros meses de 2016 quase se iguala à quantidade de ações concluídas ao longo de todo o ano passado, quando foram realizadas 37 adoções. O dado representa ainda quase o dobro de adoções de 2014, período em que 17 foram concluídas. Já em relação a 2013, apenas nove adoções foram finalizadas.

Para a juíza Alda Holanda, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, os números refletem o esforço realizado na unidade, que conta com a atuação de duas magistradas. Para ela, a mudança de comportamento dos pretendentes também tem contribuído para elevação anual dos números de processos de adoção.

“O mito de que a adoção demora muito está se desfazendo. A credibilidade do sistema está crescendo e também o perfil escolhido pelos pretendentes está se ampliando. Hoje a gente vê que as pessoas estão mais abertas às crianças mais velhas e isso tem facilitado o andamento dos processos”, avalia a magistrada.

Anna Gabriella Costa, chefe do Setor de Cadastro de Adoção, aponta a especialização da 3ª Vara da Infância e Juventude como um dos fatores que ajudou a dar celeridade aos processos, permitindo a diminuição do número de crianças e adolescentes em abrigos à espera de uma família.

“Tem também o trabalho da equipe do Cadastro e da Vara de conversar com os pretendentes e mostrar a realidade das crianças. Isso tem feito eles mudarem o perfil e tem dado celeridade. O papel de toda a equipe tem sido fundamental e também a atuação dos grupos de adoção que têm dado um apoio grande à Vara tirando dúvidas dos casais”, destaca.

Conforme o cadastro, Fortaleza conta hoje 76 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Outras treze já estão sendo visitadas por famílias. Do outro lado, 178 pretendentes já habilitados aguardam na fila para adotar uma criança.

Original disponível em: http://g1-globo.com/ceara/noticia/2016/07/no-ceara-32-processos-de-adocao-foram-concluidos-no-1-semestre.html#

Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: