quinta-feira, 13 de outubro de 2016

CNJ busca fortalecer programa de adoção de crianças, diz Cármen Lúcia (Reprodução)

12/10/2016

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quarta-feira (12), sem entrar em detalhes, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão também presidido por ela, tem buscado medidas para "fortalecer" o programa de adoção de crianças no país.

Atualmente, segundo o CNJ, cerca de 6 mil crianças e aproximadamente 33 mil famílias estão cadastradas no programa de adoção.

Cármen Lúcia deu a declaração após participar de um encontro com crianças de instituições de acolhimento, no palácio do STF.

"Estamos fortalecendo o cadastro e verificando qual é o fluxograma do programa de adoção com os juízes da infância e juventude e vendo qual é a situação real que temos no Brasil", disse a ministra, sem apresentar mais detalhes sobre as medidas.

O objetivo, explicou, é fortalecer o Cadastro Nacional de Adoção, instrumento digital usado pelos juízes das Varas da Infância e da Juventude na condução dos processos de adoção.

"O CNJ, com o cadastro de adoção, e intensificando o debate sobre o que é possível fazer, pode contribuir muito", acrescentou Cármen Lúcia.

A ministra observou ainda que juízes da infância têm reclamado do excesso de burocracia em processos de adoção de crianças.

"Os juízes da infância dizem que é uma burocracia excessiva sendo que há muitas famílias buscando a adoção", afirmou. O processo de adoção no Brasil leva, em média, um ano.

No encontro desta quarta, com cerca de 50 crianças, Cármen Lúcia estava sorridente, conversou com os convidados, assistiu a uma apresentação de dança e recebeu de presente um quadro pintado por um dos jovens.

Original disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/10/cnj-busca-fortalecer-programa-de-adocao-de-criancas-diz-carmen-lucia.html

Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: