segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Defensoria é parceira na realização de curso sobre adoção consciente (Reprodução)

A defensora pública Daniela Neves Bona, titular da 1ª Defensoria Pública da Infância e Juventude, participou, nesta quarta-feira (5), da abertura do 10º Curso de Adoção Consciente realizado pelo Poder Judiciário do Estado do Piauí, através da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ) e da Escola Judiciária do Piauí. O evento acontece até a sexta-feira (7) no auditório da Esapi/OAB. A Defensoria Pública é parceira na realização do Curso.

Com o tema “Adoção: Um Fenômeno Psicológico, Social e/ou Jurídico?”, o curso tem como público-alvo pretendentes à adoção, com ações ajuizadas na comarca da Teresina e oriundas de cartas precatórias de outras comarcas do Piauí. O objetivo é fomentar a reflexão, o esclarecimento e a preparação de candidatos à adoção no que tange aos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos, envolvidos no processo.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo corregedor geral de justiça do TJ/PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio, que falou cobra a importância da adoção consciente. Em seguida a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Maria Luíza Moura Freitas, também discorreu sobre o tema. “Temos aqui cerca de cem postulantes à adoção e juntos vamos tratar sobre o tema, capacitando-os para assumirem essa responsabilidade, informando a realidade das crianças e adolescentes que se encontram disponíveis para adoção, trabalhando a questão do preconceito e enfim, mostrando a importância de garantir os direitos das crianças e adolescentes dentro de todo esse processo”, disse a magistrada.

A defensora pública Daniela Bona disse que a discussão do tema adoção, assim com o a capacitação das pessoas que estão dispostas a adotar uma criança ou adolescente é de extrema importância. "Nessa oportunidade podemos contribuir com os pretendentes a adoção na medida em que esclarecemos alguns aspectos legais atinentes à adoção, bem como quando nos colocamos à disposição dos postulantes para dirimir as dúvidas e curiosidades sobre o tema", afirmou a defensora.
O Curso Adoção Consciente trará para discussão temas como “Procedimento Jurídico da Adoção”; “Aspectos Jurídicos da Adoção legal no Brasil”, que teve a Dra. Daniela Bona como debatedora no foco “licença maternidade e os direitos vigentes aos adolescentes à luz do ordenamento jurídico, e “Aspectos biopsicológicos da Adoção”, entre outros.

Além da Defensoria Pública, também são parceiros na realização do curso o Ministério Público do Estado do Piauí, A Secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC) e a secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social.

Original disponível em: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/27799

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: