segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Técnicos aprovam oficinas sobre acolhimento de crianças e adolescentes (Reprodução)

02 de Dezembro de 2016

Cerca de 50 técnicos da Assistência Social participaram das oficinas de trabalho do 1º Encontro do Movimento Bem Acolher, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), em Cuiabá. Durante os quatro módulos executados em dois dias, quarta e quinta-feira (30.11 e 01.12), foram discutidos temas relacionados à promoção da qualidade no acolhimento de crianças e adolescentes.

O último módulo, sob o tema “Desligamento dos Serviços de Acolhimento”, ocorreu nesta quinta-feira, ministrado por técnicos da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Denise Campos e Reverson Costa. A assistente social e o psicólogo apresentaram questões técnicas e mediaram discussões e troca de informações para sensibilizar os profissionais para um melhor acolhimento.

Raquel Pinheiro é assistente social há 11 anos, atualmente trabalha na Casa de Passagem de Várzea Grande e participa pela primeira vez de uma capacitação em acolhimento. "Gostei do evento, pois contemplou os temas trabalhados no nosso cotidiano. Além da capacitação, uma equipe da Setas já esteve na unidade fazendo outras orientações, e para nós essa atenção é muito importante".
A cuidadora do Lar Alana, em Chapada dos Guimarães, Eliane Alves, também elogiou o conteúdo abrangente da formação, em especial o relacionado ao atendimento de adolescentes que, para ela, é o mais difícil. Segundo ela, em dois dias foi possível adquirir um conhecimento que demandaria muito mais tempo de experiência.

Acolhimento
O Movimento Bem Acolher é voltado a profissionais da equipe técnica e coordenadores do serviço de acolhimento, cuidadores, equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e equipe técnica do Judiciário, visando o aperfeiçoamento desses servidores.

O 1º Encontro atendeu técnicos dos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Em Mato Grosso, 68 municípios dispõem de casa de acolhimento, sendo 76 unidades ao todo. A iniciativa do Movimento Bem Acolher da Setas, por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, tem o objetivo de promover um trabalho intersetorial entre Governo do Estado e o Poder Judiciário.

"Pretendemos formar profissionais para o atendimento inclusivo de crianças e adolescentes nas casas de acolhimento, e promover a celeridade do Judiciário no apadrinhamento e adoção dos jovens acolhidos", afirma a coordenadora do Bem Acolher e secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Cordeiro.

Original disponível em: http://www.folhamax.com.br/cidades/tecnicos-aprovam-oficinas-sobre-acolhimento-de-criancas-e-adolescentes/107291

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: