quarta-feira, 8 de março de 2017

Mãe celebra fim do tratamento da filha contra leucemia: 'Renascimento' (Reprodução)

07/03/2017

A menina Rafaela Raizer tem apenas 9 anos, mas sua vida já vale um livro. Não só aquele escrito pelo irmão, Alexandre Raizer, de 11, para incentivá-la a usar óculos devido aos problemas de visão, intitulado "A princesa que usa óculos", mas também pela jornada que enfrentou por um ano e meio para tratar uma leucemia. Ficaram para trás as internações e sessões de quimioterapia constantes, em Goiânia, pois a doença não se manifesta mais em seu organismo. Um alívio para a mãe, assistente social Luciana Raizer, de 42 anos.

"Eu considero isso tudo um renascimento. Ela teve a remissão da doença [não apresenta mais a célula cancerígena], mas mesmo nessa situação é preciso seguir o tratamento por 18 meses. Agora acabou. É preciso agora fazer um acompanhamento daqui a 5 anos. Se estiver tudo certo, ela estará definitivamente curada", disse Luciana ao G1.

Rafaela foi diagnosticada com leucemia em abril de 2014. Na época, a família realizou uma campanha para encontrar um doador de medula para a menina, pois ela precisava de um transplante.  Uma pessoa 100% compatível foi encontrada no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), mas, com a melhora no quadro de saúde da garota, o procedimento não foi necessário.

Atualmente, a criança vive uma vida praticamente normal. A rotina no hospital foi encerrada em novembro do ano passado e deu lugar a escola. Ela também já voltou ao balé. A única atividade que ela adora e ainda não pode fazer é jogar futebol, pois o tratamento causou lesões nos ossos dos pés. Trimestralmente, ela também tem que fazer exames de rotina.

Nada que abale, no entanto, a alegria pela vitória conquistada. "A Rafaela é adotada e quando fomos buscar, ela veio para completar nossa família. A notícia da doença era como se fosse uma sentença de morte. Ver que ela concluiu o tratamento é como se ela tivesse nascido de novo", destaca.

A própria Rafaela também comemora muito a nova vida e ressalta a importância do papel da mãe nesse processo. "Quando eu estava no hospital, ela [mãe] sempre brincava comigo. Meu maior sonho é estar curada para sempre", afirma.

Festa e praia
Quando a filha entrou para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fez um pedido para a mãe: queria uma grande festa de aniversário. Luciana prometeu e assim que pôde, cumpriu. No último dia 18 de fevereiro, ela comemorou os 9 anos com direito a decoração e até fantasia de princesa.

"O aniversário dela é no dia 25 de dezembro, mas estava chovendo muito na época então resolvemos fazer só agora. Ela fez questão que fosse na nossa casa e que convidasse, além de seus amiguinhos, os médicos e enfermeiros que cuidaram dela no hospital. Quando ela fizer 15 anos, vamos ter outra grande festa para comemorar a cura dela para sempre", destaca.

Outro sonho que ela realizou foi voltar a ver o mar. Em dezembro do ano passado, a família viajou para Porto Seguro (BA) e Rafaela se esbaldou na praia. "Ela não queria vir embora, pedia para ficar mais. Tudo que ela volta a fazer é como se fosse à primeira vez. Está se sentindo realizada", pontua.
'A Princesa que Usa Óculos'

Alexandre, irmão de Rafaela, surpreendeu a família ao fazer um livro infantil para ajudar a garota. Com problemas de visão, a menina relutava em usar óculos. Ele, então, por iniciativa própria, escreveu e ilustrou a história "A Princesa que usa óculos", dedicada à caçula da família.

Rafaela tem astigmatismo e hipermetropia. Apaixonada pelas heroínas dos contos de fadas, ela argumentava com os pais que não existia princesa de óculos. "Ficava vendo ela reclamar e pensei: 'Vou resolver esse problema'", explicou Alexandre ao G1, em setembro de 2013, quando o livro foi escrito.

O autor mirim ganhou repercussão nacional e foi convidado a participar do programa Encontro, da Fátima Bernardes, e de feiras literárias.

Original disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2017/03/mae-celebra-fim-do-tratamento-da-filha-contra-leucemia-renascimento.html

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: