segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ter ou não ter filhos? Uma decisão importante para ser tomada a dois (Reprodução)

10/04/2017

Uma das cobranças sociais mais feitas para quem acabou de se casar é: quando vocês terão um filho? Mas, e se o casal acha que ainda não é hora ou não tem esse desejo? A terapeuta Carla Zeglio, especialista em casais e sexualidade, afirma que, antes de qualquer decisão, é importante ter em mente alguns pontos: 
• Ter ou não ter? “Os dois devem conversar exaustivamente. Não é uma decisão a ser tomada só. Se apenas um resolver sem que a outra parte esteja de acordo, rompe-se um contrato de lealdade com a parceria”. 
• Sim, vamos ter. “Então, é hora de programar a profissão, as finanças e saber se adaptar à nova rotina”.
• A chegada do bebê. “Uma criança muda tudo, mas tem que ser para melhor. Dedicar a vida a um filho e esquecer quem dorme ao lado é um grande erro. Jamais a criança deve dormir na cama dos pais”.
• A criança pode afetar a relação? “Se isso ocorrer, a culpa é do casal, que não soube administrar a situação, e não do filho. Por isso, é importante sempre conservar os momentos a dois”. 
• Não, não vamos ter. “É essencial não pensar em arrependimento no futuro. Pode-se ter amor de sobrinhos, afilhados. O amor por crianças é sempre restaurador. E o casal ainda pode mudar de ideia e recorrer à ciência ou adotar”.
• Não podemos ter! “Alguns casais não podem ter filhos por questões fisiológicas. Eles também podem recorrer à medicina ou à adoção”.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: