quarta-feira, 21 de junho de 2017

Vasco e Júnior São Homenageados em Premiação na Capital (Reprodução)

19 de junho de 2017

O casal Vasco e Júnior será homenageado em uma premiação que acontecerá em São Paulo amanhã (16) a partir das 19 horas na Academia Paulista de Letras. O mérito é pelo trabalho com questões do universo LGBT com o livro “Dois Pais, Sim!”. Essa é a 17ª Edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, na categoria Especial.

O evento é organizado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT SP), ONG responsável pela maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. A premiação ao casal catanduvense também é por ações feitas que promovem a reflexão sobre a importância do combate à LGBTfobia.

No livro, Vasco e Júnior falam sobre a filha Theodora, primeira adoção com dupla paternidade do Brasil que foi registrada em setembro de 2006. A publicação também traz a discussão da adoção por casais homoafetivos, além da adoção por famílias e casais heteronormativos, abrindo assim a formação de diversos tipos de famílias.

O livro veio para estimular a discussão e comemorar dez anos da conquista do universo LGBT. Onze anos após a adoção de Theodora, o casal tem outra filha Helena, que chegou a família quando tinha um ano. Helena é irmão biológica de Theodora. Neste ano Vasco e Júnior estão com a guarda do terceiro filho, Moisés.

“Queremos dedicar este Prêmio a nossa família, Moisés Diego, Theodora Carvalho Gama e Helena D’Alva Carvalho da Gama e todos os LGBTs de Catanduva que fazem militância junto com a gente”, disse Vasco pelas redes sociais.

“Não vou arriscar escrever o nome de todos e falhar com alguém. Mas este prêmio é de todos vocês que acreditam em nós, nos apoiam e participam em nossos eventos e atividades do Grupo REVEJA. E tantos outros que também não são LGBT, mas são C, P, S e A. (Companheiros, Parceiros, Simpatizantes e Amigos). E a muitas pessoas que são exemplos para nós, que seguimos e pedimos muitas orientações em nossa luta. E agradecer a APOGLBT SP pela indicação. E todos que votaram em nós. Obrigado!”, complementou.

A associação aponta que conquistas como a do casal com a adoção dos filhos e a publicação do livro são assuntos de interesse da comunidade LGBT e afeta também milhares de LGBT’s que, diariamente são vítimas de violência e discriminação por sua identidade de gênero e/ou orientação sexual. “O livro vem justamente estimular esta discussão e comemorar dez anos desta conquista no universo LGBT, sendo assim merecedores do prêmio”, finaliza a APOGLBT SP.
Cíntia Souza

Da reportagem local

Original disponível em: https://oregional.com.br/cidades/vasco-e-junior-sao-homenageados-em-premiacao-na-capital/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: