quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Autores nórdicos vão marcar presença na Feira do Livro de Porto Alegre (Reprodução)

01/08/2017

A 63ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece entre os dias 1º e 19 de novembro, vai levar ao centro histórico da Capital histórias, experiências de vida e visões de mundo de autores do norte europeu. Os países nórdicos, grupo formado por Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, serão os homenageados do evento neste ano e, para conversar com o público e autografar suas obras, a organização já confirmou oito nomes de destaque da literatura da região: David Lagercrantz, Kim W. Andersson, Johanne Hildebrandt, Pernilla Stalfelt, Sofi Oksanen, Aki Ollikainen, Dag Solstad e Christina Rickardsson.


O sueco David Lagercrantz, mais conhecido por dar continuidade à série "Millenium", originalmente criada por Stieg Larsson, autografará o quinto volume da saga, “O Homem que Buscava sua Sombra”, que será lançado no Brasil no fim de setembro. Ele é também é autor do romance sobre o matemático inglês Alan Turing, “Fall of Man in Wilmslow”, publicado em vinte idiomas, e da biografia do craque de futebol Zlatan Ibrahimovic, traduzida em mais de trinta idiomas .

Da Suécia também vêm o ilustrador e autor de HQs Kim W. Andersson, que em 2006 começou a publicar HQs chamadas “Love Hurts” na revista Nemi e internacionalmente é conhecido pela publicação “Alena”; a jornalista Johanne Hildebrandt, que escreveu sobre as guerras nos Bálcãs, Iraque e Afeganistão e foi a primeira mulher escolhida para a Academia Real Sueca de Ciências de Guerra; e Pernilla Stalfelt, escritora e ilustradora de livros infantis, conhecida por suas obras que explicam conceitos como morte, tempo e vida com linguagem familiar às crianças e ilustrações bem-humoradas.


Sofi Oksanen, escritora finlandesa de maior sucesso comercial e considerada “um fenômeno literário” pela crítica americana, virá a Porto Alegre apresentar “Norma”, sua mais recente obra, lançada no país em julho deste 2017. O seu primeiro livro, “As Vacas de Stalin”, foi publicado no Brasil em 2013) e retrata dramas históricos de seu país e da Estônia, terra de sua mãe. Entretanto, seu maior sucesso até hoje é “Expurgo”, que é baseado numa peça de teatro escrita por ela mesma venceu inúmeros prêmios nórdicos. Do mesmo país, estará presente Aki Ollikainené cujo primeiro romance, “Ano da Fome”, será publicado por aqui ainda neste ano

Dag Solstad, renomado continsta da Noruega, é outro confirmado. Ele publicou o seu primeiro livro em 1965, uma coleção de contos, “Spiraler”. Desde então, publicou mais de trinta livros, de vários gêneros, sempre muito bem recebidos pelos críticos e leitores. Internacionalmente, Solstad talvez seja mais conhecido pelo livro “Romance 11, Livro 18”, publicado originalmente em 1992, e em 2016 no Brasil, pela Numa Editora, traduzido direto do original norueguês por Kristin Lie Garrubo. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Solstad lançará o seu segundo livro em português.


Fechando a lista, a brasileira Christina Rickardsson apresentará sua singular história de vida ao público. Depois de viver os primeiros cinco anos da sua vida numa caverna no parque estadual do Biribiri com a sua mãe, morou numa favela em São Paulo até que foi entregue por sua mãe, junto com seu irmão, para um orfanato. De lá, foram adotados por uma família sueca quando Christina tinha oito anos. Em 2016, a jovem publicou um livro sobre a sua vida, que se tornou best-seller, levando sua autora a entrevistas nos maiores jornais, revistas e canais de TV da Suécia.

Original disponível em:http://correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Literatura/2017/08/624520/Autores-nordicos-vao-marcar-presenca-na-Feira-do-Livro-de-Porto-Alegre

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: