domingo, 13 de agosto de 2017

Especial Dia dos Pais: “Adoção é mera formalidade; filhos são donos dos nossos corações”, garante Elias Ferrão (Reprodução)

13/08/2017

Ser pai de filhos biológicos é uma sensação de felicidade imensa. E ser pai de um filho adotivo? E se multiplicar esta quantia por cinco? Pois o pai herói Elias Simões Ferrão, 53 anos, comerciante, irá responder. Paulistano de nascimento, mas são-carlense de coração, ao lado da esposa, a professora Elisabeth Oliveira Ferrão, 52 anos, eles adotaram cinco filhos.

Elias encerra a série de matérias especiais que o São Carlos Agora elaborou para homenagear os genitores neste domingo, Dia dos Pais.

Em uma entrevista pautada por muita emoção, ele contou sua história de vida e não conteve elogios aos filhos Nathan, 20 anos, universitário (cursa Tecnologia da Informação, em São Paulo), Amanda, 18 anos, Paulo, 13 anos, Felipe, 10 anos e Eric, 5 anos. Todos estudantes. "E todos também sabem que são adotados, sabem suas origens e quem são seus pais e têm toda liberdade para conhecê-los", garantiu Elias, salientando que nenhum é são-carlense de nascimento. "O importante é que todos são tranquilos e convivem de maneira harmoniosa. Somos uma família unida".

GRAVE ACIDENTE, ESTERILIDADE

Elias, de origem espanhola, disse que era uma pessoa normal quando, aos 20 anos, sofreu um grave acidente que deixou algumas sequelas: uma delas, foi se tornar estéril. "Não nego, caiu o mundo.

Fiquei decepcionado na época, abalado emocionalmente pois os exames médicos mostravam uma paternidade biológica distante", contou. "Tinha pouca idade, se tornou um pesadelo. Ainda mais que sou de família numerosa, sem contar que amo crianças e meu sonho sempre foi ser pai".

O tempo passou e ele se casou. Fez diversos tratamentos, inclusive in vitro. Todavia... sem sucesso. Ao lado da esposa, foi tomada uma decisão em comum: a adoção. "Na minha família, graças a Deus, isso é um procedimento até que normal. Tenho tios, sobrinhos e primos que são adotados, mas que eu amo de coração. E como minha esposa também desejava, começamos a nos estruturar para adotarmos nossos filhos", afirmou.

Então, aos 35 anos, Elias entrou na fila da adoção. "Não me importava com a idade, com a cor, credo, condição social. Os quatro meninos, adotamos com idade entre 1 e 2 anos e a Amanda, com 5", recorda.

Com o nome no sistema de adoção, Elias recebeu o primeiro telefonema, de que havia um garoto em Jundiaí, que seria o Nathan. Posteriormente, dois anos após, de Espírito Santo do Pinhal/SP, era a Amanda que os esperava. Depois Felipe, de Sarandi/PR, Paulo, de Batatais/SP e por fim, o pequeno Eric, que residia em Cornélio Procópio/PR.

"A cada telefonema e adoção, a sensação era indescritível. Afinal, quando a mulher engravida, há 9 meses de preparação. Mas nós, éramos sempre pegos de surpresa. Era como se a esposa chegasse com um exame e dissesse que estava grávida", afirmou.

AMOR SEM FIM

Questionado de qual é a sensação de ser pai por adoção, Elias não se conteve: com os olhos mareados, tentou resumir. "É um amor sem fim. Se tivesse filhos biológicos não sei se iria sentir tanto amor. É um amor incondicional. Inexplicável. Dou minha vida por eles".

ACIDENTE BENÉFICO

Nascer de novo e com sequelas poderia ser traumatizante , além de deixar marcas emocionais para o resto da vida em qualquer pessoa. Mas Elias levanta as mãos para os céus e agradece. "Ainda bem que sofri o acidente", diz.

Indagado o motivo da frase, explica. "Em casa tem festa o ano todo. A cada dois meses, há um aniversário. Me sinto realizado como pai e vejo aquele acidente como uma grande bênção de Deus. Se não fosse ele, não teria conhecido meus filhos. Essas crianças talvez não teriam pais. Então, a adoção é uma mera formalidade. O Nathan, a Amanda, o Felipe, o Paulo e o Eric estão em meu coração.

CABE MAIS FILHOS

Atualmente ele é pai de cinco filhos. Mas ao final da reportagem, ao SCA deixou suspense no ar..."Quem sabe pode ser seis, sete. O futuro a Deus pertence, meu coração está aberto ao amor e se tiver uma ou mais adoção, serão todos bem-vindos. Aqui há bastante pai com muito amor", finalizou.

Original disponível em: https://www.saocarlosagora.com.br/cidade/noticia/2017/08/13/90479/especial-dia-dos-pais-adocao-e-mera-formalidade-filhos-sao-donos-dos-nossos-coracoes-garante-elias-ferrao/

Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: