segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Estudantes estrangeiros fazem trabalho voluntário (Reprodução)

17/01/2018

A unidade de acolhimento institucional Acolher, da Secretaria Municipal de Assistência (Semas), está recebendo esse mês de janeiro estudantes da Argentina que fazem um trabalho voluntário com crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, assistidos nessa unidade. Esses jovens fazem parte da ONG AIESEC que realiza trabalhos voluntários por meios de intercâmbios sociais.
As estudantes de psicologia, Ana Lúcia Lobo e Agostina Corradini,  a estudante de direito, Sharon Perrtile ,  e o engenheiro Elber Fabio Bautista, vão passar algumas semanas na unidade mostrando a cultura dos seu país e também dando aulas de reforço escolar e desenvolvendo atividades educativas e de lazer com os meninos do Acolher.
No segundo dia de atividade, os estudantes fizeram lições de matemática com os adolescentes. Agostina Corradini, de 20 anos, falou dessa experiência. “Além de matemática, estamos ensinando alguns a ler e escrever em português.  Fizemos também uma pequena horta e plantamos flores. Vamos ainda fazer aulas de música para que aprendam a tocar guitarra, viola e cavaquinho. Percebemos que eles gostam de cantar e por isso estamos cantando músicas em espanhol e português para eles também. As pessoas aqui são muito amáveis e gostam de conversar conosco. Todos ajudam quando nos perdemos nos dando informações”, disse a estudante.
Segundo a assistente  social do abrigo, Danielly Silvestre, esse intercâmbio é uma forma de troca de experiências e de culturas. “Eles ensinam a cultura deles e fazem até comidas típicas  e os nossos meninos também passam  para eles um pouco da nossa cultura. Esse grupo  ficará aqui no Acolher por 30 dias.  Quem desejar ser voluntário na unidade, basta procurar a coordenação do abrigo e apresentar um projeto e caso seja aprovado será colocado em prática entre os assistidos”, disse Danielly .
Henrique Santos (nome fictício para proteger a integridade do jovem) de 15 anos, disse que está achando muito bem aprender com pessoas de outras países. “A cada dia aprendo uma coisa diferente,  palavras e até o idioma deles. Já conheci pessoas do Peru, Argentina, China, Colômbia”, falou o adolescente.
O abrigo Acolher atende crianças e adolescentes na faixa etária de sete a 17 anos. São meninos que sofreram violência familiar e, por isso, se integraram ao projeto, para que possam voltar ao convívio com suas famílias ou mesmo serem adotados por famílias substitutas.
A AIESEC atende  jovens entre 18 e 30 anos, a organização está presente em mais de 126 países do mundo oferecendo várias possibilidades de escolha para os intercambistas e futuros jovens líderes de forma global. Além disso, o intercâmbio da AIESEC envolve parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o foco no trabalho de projetos sociais para que o atingimento da paz mundial seja alcançado de forma mais rápida e eficaz. Em Maceió, os jovens voluntários também atuarão nas ONG’s Instituto Servir, Crescer Cidadão, e  no Neafa.
Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: